frio_net.jpg

 

 

 

 

As baixas temperaturas que se fazem sentir em Portugal já colocaram doze distritos em alerta amarelo e Évora em alerta laranja

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia as temperaturas baixas que assolaram Portugal no início da semana, devido a uma massa de ar frio polar, não deverão ultrapassar os doze graus de máxima em Faro, até domingo. Enquanto isso, Braga, Porto, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Beja e Faro estão em alerta amarelo e Évora está em alerta laranja.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e acentuado arrefecimento nocturno, para este fim de semana.

Deste modo, o Serviço Nacional de Protecção Civil, alerta a população com alguns conselhos práticos para enfrentar o frio, como prevenir-se com várias camadas de roupa quente, vedar espaços dentro de casa que possibilitem a passagem de ar frio, evitar actividades físicas intensas que obriguem o coração a um maior esforço, ter cuidado com aquecedores e, essencialmente,com lareiras, devido à libertação de monóxido de carbono, gás letal em lugares sem renovação de ar.

Segunda-feira as temperaturas deverão sofrer uma ligeira subida, com céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado nas regiões do Centro e do Sul, em especial a partir da tarde, e vento moderado.