quant
Fique ligado

Trofa

Vacinação nas escolas arranca este sábado com o pré-escolar e o 1.º ciclo. Convocatória será por SMS ou contacto telefónico

Publicado

em

Os profissionais da educação do pré-escolar, do 1.o ciclo do ensino básico e da “Escola a Tempo Inteiro” são os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19. O processo da vacinação nas escolas, que tem início este sábado, 27 de março, acompanha a reabertura dos estabelecimentos de ensino.

O processo de vacinação do pessoal docente e não docente, dos estabelecimentos públicos e privados, “recorrendo à vacina da AstraZeneca”, terá início no fim de semana de 27 e 28 de março.

Os primeiros a receber a vacina serão os profissionais da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e da “Escola a Tempo Inteiro” (atividades de animação e de apoio à família no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular (AEC) e componente de apoio à família no 1.º ciclo).De acordo com a nota enviada esta terça-feira pelo Ministério da Educação, o “processo de vacinação irá acompanhando o desenrolar do processo de desconfinamento”. Assim, os profissionais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário “serão vacinados em fase posterior, durante o mês de abril, atendendo à disponibilidade de vacinas”.

Recorde-se a 15 de março reabriram as creches, o pré-escolar e o 1.º ciclo. No dia 5 de abril será a vez dos 2.º (5º e 6º ano) e 3.º ciclos (7º, 8º e 9º ano) voltarem ao ensino presencial.

A convocatória de professores e auxiliares será feita por duas vias, informa a tutela. O contacto depende do local onde a vacina será administrada, que por sua vez está dependente do número de profissionais a inocular.

  • O agendamento será por contacto telefónico quando a vacina for administrada nos Centros de Saúde (nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar seja inferior a 250 pessoas);
  • O agendamento será via SMS quando a vacina for administrada:
    • Nas escolas (nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar se situe entre os 250 e 500 pessoas)
    • Nos Centros de Vacinação COVID (quando o grupo de profissionais a vacinar seja superior a 500).

A mensagem será enviada na próxima quarta-feira, dia 24 de março. A esta deve ser respondido “sim” ou “não” até quinta-feira, dia 25 de março.

Os profissionais que não sejam contactados devem reportar a sua situação à direção do respetivo do estabelecimento de educação ou de ensino.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa

Publicado

em

Por

Várias viaturas, todas de matrícula croata, dos adeptos do Hajduck Split, foram vandalizadas no parque de estacionamento da estação da Trofa, durante a tarde desta quarta feira.

São pelo menos 7 viaturas com vidros partidos, pneus furados.

Os adeptos regressam de Guimarães no final do jogo e são esperados na Trofa pelas 21 horas.

Continuar a ler...

Trofa

Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas

Publicado

em

Por

Um acidente ao início da tarde de domingo, levou ao condicionamento parcial da EN104, junto à MarmoreTrofa, em Guidões, cerca de 3 horas.

O acidente entre duas viaturas ligeiras de passageiros, ocorreu cerca das 13h35, mobilizou para o socorro 3 ambulâncias dos Bombeiros Voluntários da Trofa e sete elementos.

Da colisão resultaram 3 feridos leves, transportados para a Unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

O trânsito foi regulado pelos militares da GNR da Trofa.

Os Bombeiros Voluntários tiveram ainda de proceder à limpeza da via, mobilizando uma viatura e 2 elementos.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);