quant
Fique ligado

Ano 2010

Vaca Grande Campeã é de António Moreira dos Santos

Avatar

Publicado

em

vencedor-frisia

Durante dois dias, as malhas pretas e brancas foram o centro das atenções em mais um concurso da Raça Holstein Frísia que, a cada edição realizada, supera as expectativas do juiz com a qualidade cada vez mais elevada dos animais.

O padrão malhado inconfundível contrastava com o verde da passerelle, dando um colorido diferente a um dos principais palcos da Feira Anual da Trofa. Orgulho da associação que os representa, os belos exemplares desta raça de aptidão leiteira exibiram, entre outras qualidades avaliadas, os seus fortes úberes e mostraram o investimento crescente dos seus criadores no apuramento e melhoramento genético da raça.

No sábado e domingo foram disputados os títulos de 24 secções do 8º Concurso Pecuário da Raça Holstein Frísia e, depois de apuradas as seis finalistas, o prémio rei do concurso foi arrecadado por António Moreira dos Santos. O criador de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, conquistou o título de Vaca Grande Campeã com a sua vaca de eleição, detentora de um vasto currículo de vitórias.

vencedor-frisia

Com seis anos e meio, a campeã regional, que foi campeã nacional há poucos meses, é “uma vaca completa, um animal ganhador” e a menina dos olhos de António Moreira dos Santos. “Desde vitela que anda a ganhar prémios e a ficar quase sempre em primeiro lugar. Grande Campeã foi o ano passado e já tinha sido várias vezes Vice-Campeã”, adiantou o criador ao NT/TrofaTv, considerando esta vitória “o corolário do trabalho e melhoramentos desenvolvidos ao longo dos anos”. “No melhoramento genético dos animais andamos a cruzar, ano após ano, com novos touros para melhorar os pontos sensíveis do animal, é um processo bastante demorado que leva anos e por isso tem o valor que tem”, lembrou.

A difícil tarefa de ajuizar o concurso coube ao suíço Stefan Widmer que, pela segunda vez em Portugal, se rendeu ao encanto e elevada qualidade dos animais exibidos. Ao NT/TrofaTv, o juiz confessou que “desde que a viu pela primeira vez se apaixonou, de certa forma, pela Vaca Grande Campeã”, que se distinguiu por ser “muito completa, grande, profunda, comprida e com uma grande capacidade leiteira”. “As seis últimas vacas a concurso foram de uma qualidade de topo, mas para mim foi claro muito cedo, quando vi a vaca pela primeira vez achei que era a melhor, mas de qualquer forma fiz questão de voltar a vê-las juntas e foi uma vencedora inequívoca”, asseverou.

Sobre a Feira Anual da Trofa, Stefan Widmer elogiou o evento, “importante para a própria população e escolas, para que as crianças sejam convidadas a visitar o certame e perceberem de onde vem o leite e qual o próprio aspecto de uma vaca”.

Filipe Couto Reis superou títulos do ano passado

O criador trofense Luís Filipe Couto Reis voltou a estampar o carimbo de qualidade da sua exploração, a que já habituou nos concursos da Raça Holstein Frísia. Apesar de este ano não ter arrecadado o título de Vaca Grande Campeã, superou o feito do ano passado ao vencer 20 prémios com 13 dos 17 animais que levou a concurso. Destaque para os títulos de Grande Campeã Jovem, Vaca Campeã Jovem, Vaca Campeã e Vice-Campeã Intermédia e Vaca Vice-Campeã Adulta, Melhor Conjunto, para além de vários primeiros lugares. “O balanço geral é extremamente positivo e estou satisfeito com os prémios que arrecadei”, garantiu ao NT/TrofaTv.

Publicidade

Satisfeito com a qualidade dos animais apresentados a concurso, o presidente da Associação de Criadores da Raça Holstein Frísia lembrou a importância do apuramento progressivo da raça. “A genética está sempre a avançar e todos nós trabalhamos para que haja sempre uma melhoria genética em relação a uma vaca ideal. Temos de ir aperfeiçoando a parte funcional e produtiva e morfológica para que os animais, além de terem boa qualidade a nível de longevidade, tenham a nível da produção. Bons úberes e boas patas é o que nós procuramos que sejam sempre cada vez melhores”, sustentou.

Na opinião de Carlos Salgueiro, a edição deste ano da Feira “foi muito boa a todos os níveis, estava bem projectada e tem tudo para ser uma feira de sucesso”.

A concurso estiveram mais de uma centena de animais, oriundos de exploração exclusivamente da região norte do país.

Mais de 3600 litros de leite para a Madeira

Numa iniciativa dos agricultores que participaram na edição 2010 da Feira Anual da Trofa, o certame distinguiu-se, este ano, pelo cariz solidário. No quatro dias da Feira foram, no total, produzidos 3642 litros de leite, no valor de 1320,52 euros. As receitas reverteram na totalidade a favor das vítimas da catástrofe na Madeira, no passado mês.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...