tulipa250px480pxTulipa (Trofense) e Lázaro Oliveira (Estrela da Amadora) vão frequentar o curso de treinadores de futebol UEFA Pro, tal como o seleccionador cabo-verdiano de futebol, o português João de Deus, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Além dos primodivisionários, a lista dos 25 treinadores inscritos na formação, entre 25 de Maio e 20 de Junho, em Rio Maior, divulgada hoje no sítio oficial da Internet da FPF, inclui ainda o técnico principal dos tunisinos do Esperance de Tunis, José Morais, do ex-adjunto de José Mourinho no Chelsea e FC Porto Baltemar Brito e dos adjuntos Pedro Caixinha (Arábia Saudita) e Milton Mendes (ADJ, Qatar).

Da Liga principal, além dos treinadores do Trofense e Estrela da Amadora, vão frequentar a formação de quarto nível (UEFA Pro), em regime de internato no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, sete adjuntos: Gama (Rio Ave), Duarte Correia e Ivo Vieira (Nacional), José Cardoso (Académica), Raul Nunes (Sporting de Braga), Rui de Almeida e Manuel Pinho (Trofense).

Bruno Moura (Beira-Mar), Daniel Ramos (Gondomar), Francisco Chaló (Feirense), Jorge Costa (Olhanense), Lito Vidigal (Portimonense) e Vítor Pereira (Santa Clara), que comandam equipas da Liga de Honra, constam também da lista, tal como João Mário Oliveira.

Bizarro (Caniçal), Luís Silva e Costa (Lousada) e Rui Gregório (Mafra) são os representantes da II Divisão, enquanto Rui Jorge (Belenenses) é o único técnico que orienta uma equipa de juniores.

Já entre os 31 inscritos para o curso UEFA Advanced, estão os treinadores adjuntos “primodivisionários” António Simão (Estrela da Amadora), Basílio Marques (Vitória de Guimarães), Eduardo Pereira e Francisco da Costa (Rio Ave FC) e Sérgio Vieira (Académica), de acordo com a lista divulgada pela FPF, que integra apenas um técnico no estrangeiro: Vítor Campelos (Al Sharjah, do Dubai).

Na formação de terceiro nível, que vai decorrer entre 29 de Junho a 18 de Julho, também em regime de internato, a Liga de Honra está representada pelos adjuntos Fernando Esteves (Varzim), Luís Miranda Amieiro (Portimonense), Paulo César Ribeiro (Freamunde) e Pedro Ferreira (Oliveirense), enquanto os restantes estão em equipas da II Divisão (10), III Divisão (sete) ou na formação (quatro).

Ambos os cursos, que vão ter orientação pedagógica de Arnaldo Cunha, integram como disciplinas nucleares a Metodologia do Treino do Futebol, Técnico-Táctica, Capacidades Físicas e Motoras, Ciências do Comportamento, Medicina Desportiva e Leis de Jogo.

Organização Política Desportiva, Novas Tecnologias e Gestão e Marketing são as disciplinas complementares da formação de treinadores de elite, que serão submetidos a avaliação global teórica e prática.