quant
Fique ligado

Edição 590

Trombonista trofense vence Prémio da União Europeia

Avatar

Publicado

em

“Não estava à espera de receber este prémio. Para mim, foi uma grande surpresa”.
Foi desta forma que Marco Rodrigues, de S. Martinho de Bougado, reagiu ao facto de ter sido galardoado com o EMCY – Prémio da União Europeia das Competições Musicais de Jovens. O prémio foi entregue no final do concerto dedicado aos “laureados de todas as categorias”, que fechou, na noite de sábado, 24 de setembro, o primeiro dia do 6.º Festival Jovens Músicos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O prémio é atribuído para a sua formação como músico, incluindo “masterclasses e recitais na Europa isento de despesas”.
Quanto ao concerto com a Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Olvaldo Ferreira, Marco considerou que este foi, “sem dúvida, um momento inesquecível” e aquele que o “marcou mais como músico”. “O objetivo era apresentar-me bem com a Orquestra e fazer com que o público gostasse de me ouvir. O prémio seria apenas um acréscimo”, contou, mencionando que conquistar o prémio foi “um momento muito emocionante”, onde se sentiu “verdadeiramente recompensado”.
Para o trombonista, este concerto significou “muito” para si, uma vez que se sentia “feliz e ansioso” por “tocar para a televisão” e, assim, “toda a gente, desde amigos, família, músicos de grande nome nacional”, ia poder ouvi-lo a fazer o que mais gosta. “Por outro lado, isso arrecadava uma grande responsabilidade, pois num concerto de laureados a parte mais difícil é mostrar que merecemos ficar com o 1.º lugar”, declarou.
Na sua apresentação da Ballade para Trombone, de Frank Martin, Marco sentiu-se “mesmo muito bem” e referiu que “a acústica da sala proporciona um grande conforto ao solista e a Orquestra tocava muito bem”. “O público teve muito respeito pelos solistas e tudo isso resultou para que todos nos sentíssemos muito bem a tocar”, terminou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...