Com um golo solitário de Hélder Sousa, o Trofense venceu hoje o Oriental, em encontro da 35.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, regressando às vitórias sete encontros depois.

O único golo da partida foi apontado aos 63 minutos, por Hélder Sousa, na cobrança de uma grande penalidade que castigou uma falta de André Almeida sobre Serginho.

Esse lance acaba por ser determinante, com o central lisboeta a ser expulso com vermelho direto, deixando a sua equipa reduzida a dez jogadores com quase meia hora de jogo pela frente.

Na primeira parte foi evidente a grande ansiedade da equipa da Trofa, tal era a necessidade de conseguir um bom resultado que lhe permitisse ainda sonhar com a fuga à despromoção.

Já o Oriental, quase sempre bem organizado, dispôs das melhores oportunidades para marcar como o remate de Tom para fora, mas muito próximo da baliza de Diogo Freire (25 minutos).

Após o intervalo o Trofense entrou melhor, ‘empurrou’ o adversário para o seu meio campo e passou a aproximar-se da baliza de Janota com maior assiduidade, ainda que continuando a demonstrar falta de discernimento na hora de finalizar.

Serginho primeiro e Rafael Silveira na recarga estiveram próximos do golo, aos 47 minutos. Seguiu-se uma tentativa de Babo para fora, aos 50. Já nos descontos, aos 90+3, Stanly isolado permitiu a defesa do guardião visitante.

Com este resultado a equipa da Trofa, lanterna-vermelha da prova, ganha três pontos preciosos e aproveita também a derrota do Atlético (3-1) na receção ao Feirense mas mantém um fosso grande para a ‘linha de água’ (seis pontos), enquanto o Oriental deixa escapar a oportunidade de somar o sétimo jogo consecutivo a pontuar, mas mantém-se tranquilo a meio da tabela classificativa.

Jogo no Estádio do CD Trofense, na Trofa.

Trofense – Oriental, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Hélder Sousa, 63 minutos (grande penalidade).

Equipas:

– Trofense: Diogo Freire, André Teixeira, Eduardo Enrique, Zuela, André Pires, Nanissio, Tiago Martins, Hélder Sousa, Micael Babo (Mateus Fonseca, 90+2), Serginho (Simãozinho, 80) e Rafael Silveira (Stanly, 71).

(Suplentes: Rui Santos, Mateus Fonseca, Stanly, Tiago, Rateira, Simãozinho e Jairo).

Treinador: Vítor Campelos.

– Oriental: Janota, Amorim, André Almeida, Hugo Grilo, Tiago Rosa (Roncatto, 75), Tiago Mota, Tom (Valdo, 75), Leonel, Henrique (Seidi, 66), Miguel Paixão e Mauro Bastos.

(Suplentes: Mota, Seidi, Pedro Alves, Valdo, Roncatto e Rita).

Treinador: João Barbosa.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Eduardo Enrique (01), André Pires (13), Hugo Grilo (32), Tiago Mota (48), Serginho (50) e Tiago Rosa (61). Cartão vermelho direto para André Almeida (61)

Assistência: Cerca de 600 espetadores.