quant
Fique ligado

Ano 2009

TrofaBus concorre a Prémio Boas Práticas na Administração Pública

Avatar

Publicado

em

trofabus
trofabus
A Câmara Municipal da Trofa é uma das autarquias finalistas no Prémio Boas Práticas na Administração Pública 2009, tendo apresentado a concurso o Projecto Trofabus, o autocarro que tem percorrido as oito freguesias do concelho levando aos trofenses rastreios de saúde, entretenimento, cursos de informática, biblioteca e ludoteca.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa venceu o primeiro prémio desta iniciativa da Deloitte desenvolvida com a colaboração especial do Diário Económico, do Instituto Nacional da Administração Pública (INA) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em 2008 com a Brigada Pró-Familia e já em 2007, tinha também sido distinguida com uma menção honrosa pelo projecto da Loja Social.

À edição de 2009 candidataram-se cerca de 116 projectos e desde a sua origem, em 2002, que o objectivo do Prémio das Boas Práticas na Administração Publica é promover a partilha de conhecimentos entre entidades, através da divulgação de projectos que melhoraram a prestação do Estado. O Prémio visa assim reconhecer publicamente todos os que assumem o papel de “Servidores do Estado”, trabalhando com tenacidade em prol do cidadão. Os vencedores da edição de 2009, serão revelados no próximo mês de Abril.

Trofabus percorre as oito freguesias do concelho

A Câmara Municipal da Trofa lançou em Abril de 2006 o Trofabus, um autocarro adaptado com valências multimédia e biblioteca que percorre todas as freguesias, levando assim, informação e lazer a todo o concelho. Paralelamente, este autocarro desempenha também um papel importante e crucial na área da saúde, nomeadamente ao nível da prevenção.

A Câmara Municipal da Trofa foi uma das autarquias pioneiras, a nível nacional a levar a saúde mais perto dos cidadãos, permitindo que os rastreios de saúde cheguem a todas as oito freguesias da Trofa, a pessoas que de outra forma não teriam possibilidade de efectuar rastreios periódicos.

O Trofabus, que percorre há três anos as freguesias do concelho, em locais chave, de acordo com uma grelha pré-estabelecida e distribuída pela população, conta com a parceria da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa.

O autocarro permite a realização de rastreios de colesterol, diabetes, tensão arterial e peso, permitindo aos trofenses verificar e acompanhar o estado geral da sua saúde, sendo ainda possível efectuar despistes precoces de eventuais problemas mais graves, havendo nesses casos o respectivo encaminhamento para os centros de saúde. Nestas sessões os utentes recebem ainda conselhos para uma vida mais saudável e com maior qualidade de vida.

Mais recentemente o Trofabus passou a levar também, a cada uma das oito freguesias do concelho, formação na área da informática e das novas tecnologias da informação, permitindo assim o acesso a novos conhecimentos de forma gratuita e descentralizada.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...