quant
Fique ligado

Ano 2009

Trofa vai ajudar a Limpar Portugal

Avatar

Publicado

em

reuniao-limpar-portugal

reuniao-limpar-portugal 

Limpar Portugal é um projecto que pretende limpar as florestas de todo o país a 20 de Março, apenas através do voluntariado.

A ideia surgiu na Estónia e está a ser replicada pelos portugueses. A intenção é nobre e visa limpar, literalmente, Portugal em apenas um dia. O projecto – exactamente intitulado “Limpar Portugal” – tem como principal objectivo juntar voluntários por todo o país e limpar, concelho a concelho, todas as florestas do país, a 20 de Março.

A Trofa não está alheada desta ideia e as Juntas de Freguesia já procuram envolver-se no projecto para conseguir uma representação suficiente no concelho, para que o coração do concelho se torne ainda mais verde.

Susana Pereira, natural da Trofa, é a orientadora do projecto a nível concelhio e já promoveu três reuniões com os responsáveis pelas Juntas e Câmara Municipal para obter o apoio necessário ao sucesso do projecto no concelho. Segundo a voluntária, “este tipo de reuniões são importantes para ter contacto com a Câmara e Juntas, pois o apoio deles é fundamental para o projecto avançar a nível concelhio”.

O projecto não admite apoio monetário, concebendo apenas o “apoio logístico e recursos humanos”, fundamentais para conseguir limpar a mancha florestal que ainda é considerável nos cerca de 72 quilómetros quadrados da área da Trofa.

“Não podemos receber dinheiro, mas sim apoio logístico e recursos humanos. Temos várias ideias para divulgar o projecto e espero dentro de dois meses ter mais voluntários no grupo”, avançou Susana Pereira, que vai desenvolver acções directas junto de instituições como os escuteiros, a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e a ADAPTA – Associação de Defesa do Ambiente e Património da Trofa.

Presente na reunião, Assis Serra Neves, vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Trofa, corroborou a importância desta iniciativa, afirmando que “todos têm a ganhar, desde as Juntas até à Câmara”.

“É um projecto que todos temos que abraçar, qualquer empresa ou particular. É fundamental na altura em que vivemos e as preocupações no ambiente são tão grandes, que todos não somos demais para abraçar este projecto”, sublinhou.

Confirmando que a Câmara “abraçou este projecto desde a primeira hora”, o vereador assegurou ainda que o executivo “vai fazer o máximo para que este projecto seja um sucesso e para que se consiga um 20 de Março realmente limpo”.

Publicidade

Mas o sucesso não está só em limpar, avisa Assis Serra Neves. Outra componente importante é “sensibilizar as pessoas para que não se volte a sujar e também envolver as escolas, para criar uma mentalidade ‘verde’ junto das crianças”.

Este projecto consiste em juntar voluntários por todo o país e, actualmente, são já quase 18 mil para limpar a floresta, no dia 20 de Março.

A ideia de adoptar o projecto para Portugal surgiu de um grupo de voluntários que, através de uma divulgação boca-a-boca, juntou milhares de portugueses dispostos a limpar Portugal. As acções de divulgação mantêm-se “gratuitas”, através da Internet, com o reencaminhamento de e-mails com apresentação do projecto.

Os interessados em fazer parte deste projecto podem inscrever-se através do site www.limparportugal.org.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...