A Câmara Municipal da Trofa já tem no terreno o Plano Municipal de Defesa da Floresta da Trofa 2007. Este plano funciona como um instrumento orientador de acções de ordenamento e gestão do espaço florestal, estando direccionado para a protecção contra incêndios florestais. 

Com este plano, a autarquia estabelece a estratégia de defesa da floresta em articulação com a corporação de Bombeiros Voluntários da Trofa, a Guarda Nacional Republicana, o Exército, a Associação de Produtores Florestais, os proprietários florestais e a população em geral. 

Desta forma, através deste plano municipal a autarquia: 

  • Define as acções necessárias à defesa da floresta do Concelho contra incêndios, nas vertentes de prevenção através da informação e sensibilização da população;
  • Define a programação e execução de medidas e acções de prevenção, pré-supressão e reabilitação das áreas ardidas;
  • Na vertente de vigilância e apoio ao combate define a programação integrada das diversas entidades envolvidas perante a eventualidade de ocorrência de incêndios.

 

Com a implementação deste plano a Câmara Municipal propõe-se atingir três metas, reduzir a incidência de incêndios, aumentar a resistência do território aos incêndios e melhorar a eficácia de gestão e ataque aos incêndios. 
 

Vigilância permanente 

A Câmara Municipal da Trofa, através do pelouro de Ambiente e Protecção Civil, colocou no terreno equipas de vigilância permanente com meios próprios para uma primeira intervenção em caso de incêndio, nomeadamente criou um sistema de comunicação interno, via rádio, que liga a Protecção Civil municipal, os bombeiros, a GNR e as equipas de vigilância.  

Por outro e como forma de prevenção de incêndios no concelho a autarquia assinou um protocolo com a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave , o que permitiu colocar no terreno uma equipa de sapadores florestais durante todo o ano. Além do mais, a autarquia lançou uma campanha de sensibilização direccionada aos proprietários de terrenos para que procedessem à sua limpeza como forma de diminuir o risco de incêndios. 

A aposta da autarquia no combate aos incêndios no concelho passa ainda pela utilização de três moto 4 para vigilância, bem como uma brigada de intervenção florestal e um posto de vigia em S. Gens.  

Em caso de incêndio avise:

Bombeiros Voluntários da Trofa: 252 400 700

Serviço Municipal de protecção Civil: 968 815 123

Número Nacional de Emergência: 112