quant
Fique ligado

Ano 2011

Trofa promove percurso pedestre em Fafe

Avatar

Publicado

em

 

O concelho de Fafe vai acolher uma das caminhadas inseridas nos Percursos Pedestres 2011, organizados pela Câmara Municipal da Trofa e Clube de Campismo trofense.

Estorãos, freguesia do concelho de Fafe, vai acolher a Rota dos Romeiros, atividade inserida nos Percursos Pedestres 2011, promovidos pela Divisão do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Trofa, numa parceria com o Clube de Campismo da Trofa – Secção de Pedestrianismo. Esta caminhada, agendada para 22 de maio, conta ainda com colaboração da Junta de Freguesia de Estorãos.

A 350 metros acima do nível do mar, Estorão oferece ao visitante “uma paisagem secular, profundamente humanizada com gente alegre e folgazã, mas também crente e piedosa”. Essa fé está presente nos vários símbolos religiosos espalhados na Rota dos Romeiros. O percurso desta caminhada começa e acaba no Largo da Mourisca, desenvolvendo-se por caminhos tradicionais muito antigos, perseguindo o recorte dos campos. “Ora seguindo as sombras das latadas enquadradas por muros altos, ora ziguezagueando por linhas de água com sofisticados modos de distribuição de regadio, a rota contorna algumas quintas e segue encosta fora onde o granito é rei.

Depois de alcançar o carvalhal sagrado da Senhora da Saúde, o caminhante descansa no Parque das Merendas e segue até à fonte do Passadouro, refresca-se e vai ao Lugar de Cabeceiros, onde a vista se torna mais deslumbrante sobre o antigo Montelongo”, descreve fonte da organização.

Se ficou com vontade de participar, a abertura do Secretariado, no largo da Mourisca junto à Igreja, será às 9.15 horas, com a marcha a começar às dez horas. Depois de quatro horas a percorrer dez quilómetros, os caminheiros vão poder descansar durante o momento de convívio “Traz do teu, come de todos”. Esta caminhada tem um grau de dificuldade médio.

Para informações e inscrições pode contactar a organização através dos números: 914 163 951 (Serafim Teixeira), 917 531 913 (António Sá), 252 409 850 (divisão de desporto da autarquia) ou 253 503 880 (Junta de Freguesia de Estorãos).

A iniciativa conta ainda com a colaboração dos Restauradores da Granja Fafe – Secção de Pedestrianismo e dos escuteiros de S. Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, Alvarelhos, S. Romão do Coronado e Estorãos.

 

{fcomment}

Publicidade

 

 

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...