quant
Fique ligado

Trofa

Trofa organiza Debate Internacional “Juventude, Cidadania e Associativismo: A Participação pode ser fixe!”

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa vai promover, no próximo dia 20 de março, um debate Internacional sob o tema “Juventude, Cidadania e Associativismo: A Participação pode ser fixe!”.

Esta conferência contará com a participação ativa de Manuel Barros, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, de Pedro Calado, Diretor Executivo do Programa Escolhas, de Giovanni Allegretti, Investigador/Docente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e ainda de César Muñoz, Investigador/Docente da Universidade de Ramón Llull, em Barcelona.

Esta iniciativa terá lugar no auditório da Associação Empresarial do Baixo Ave – AEBA, no dia 20 de março, pelas 21 horas e está aberta a toda a comunidade.

Este é mais um debate dinamizado pela autarquia trofense que surge integrado no processo de elaboração participada do Projeto Educativo Municipal e da Carta Educativa, como instrumentos privilegiados para a definição de uma política educativa local e para o planeamento estratégico e sustentado da educação.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima, encetou já em 2011, a elaboração do Projeto Educativo Municipal, “como um instrumento de projeção estruturante da ação do Município na sua vertente educativa”, e neste âmbito “tem levado a cabo inúmeras sessões temáticas que abordam as questões ligadas ao futuro da educação em Portugal”.

Em paralelo, e dada a temática abordada nesta sessão de debate e reflexão de 21 de março, a mesma aparece ainda integrada no projeto do Orçamento Participativo Jovem da Trofa (OPJ), lançado pela edilidade trofense para fomentar a participação cidadã dos mais jovens.

Este projeto é destinado a jovens dos 10 aos 30 anos, disponibilizando 25 mil euros (15 mil euros para âmbito geral e 10 mil euros para âmbito escolar) para projetos pensados e propostos pelos mais novos.

A primeira obra do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) da Trofa foi já inaugurada em dezembro de 2012, o Parque Geriátrico Trofa Ativano Souto de Bairros, votado e escolhido pelos jovens trofenses, na Assembleia Municipal Jovem de 2011, proposto pelo Agrupamento de Escuteiros 447 de Santiago de Bougado.

Depois desta inauguração, a Câmara Municipal da Trofa vai concretizar, em breve, mais uma obra com a marca OPJ, desta vez o Laboratório de Ciências da EB2/3 da Trofa, ficando para o ano letivo 2013/2014 a concretização dos projetos votados na Assembleia Municipal Jovem de 2012, o projeto Skateland, em S. Martinho de Bougado e o Circuito Desportivo na EB2/3 de Alvarelhos.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...