A FIL acolheu mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 21 e 25 de Janeiro. A participação do concelho da Trofa na feira foi apreciada através de uma mostra gastronómica da doçaria local, por uma prova de vinhos verdes da Adega Cooperativa dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa e ainda pelo concerto protagonizado pelos Meninos Cantores do Município da Trofa.

btl-lisboaConsiderada por muitos a “Montra do Turismo Português”, a Bolsa de Turismo de Lisboa, organizada pela FIL, contou com a presença de 71.121 visitantes e decorreu este ano entre os dias 21 e 25 de Janeiro. Do dia 21 ao dia 22 de Janeiro a visita à feira foi aberta só a profissionais e nos restantes dias foi alargada ao público em geral.

É o evento por excelência dos profissionais de turismo, nacionais e internacionais, onde todos estão presentes a dinamizar e a promover a sua região e o seu país.

Marcando presença no evento há 3 anos, o município da Trofa fez-se representar num dos stands presentes na FIL, como autarquia integrante na Área Metropolitana do Porto e como membro da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Sendo uma das feiras de maior referência da especialidade, as iniciativas realizadas pela concelho trofense na BTL ficaram marcadas por uma mostra gastronómica da doçaria local e por uma prova de vinhos verdes da Adega Cooperativa dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa.

No dia 24 de Janeiro, a Trofa esteve ainda em destaque com um concerto protagonizado pelos Meninos Cantores do Município da Trofa, além da distribuição de material de divulgação do concelho como mapas, brochuras e postais.

Pela adesão do público presente na BTL “às iniciativas levadas a cabo pela Trofa concluímos que a nossa participação foi apreciada, tendo inclusivamente recebido críticas positivas”, refere a autarquia trofense em nota enviada à imprensa.

O Pavilhão 4 da FIL recebeu os “Sabores de Portugal” visto que a gastronomia é cada vez mais apresentada como um produto turístico diferenciador das experiências de lazer e, por conseguinte, dos destinos turísticos. Consciente desta realidade, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem procurado envolver-se em projectos de promoção da gastronomia local e marcou presença entre os 16 municípios da Área Metropolitana do Porto que integravam o espaço da ERT-PNP – Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Entre os 16 municípios da AMP, foi elaborada uma escala para a animação do espaço, sendo que a participação da Póvoa de Varzim decorreu na sexta-feira, 23 de Janeiro, com uma animada sessão de degustação da «Rabanada à Poveira», partilhada com uma prova de vinho do Porto patrocinada pelo município de Vila Nova de Gaia. A aposta na rabanada para estes eventos vem na sequência das acções promocionais realizadas à volta deste doce tradicional poveiro, com o objectivo de o afirmar como uma marca indiscutível da oferta gastronomia local, sendo notório o sucesso deste tipo de campanhas nos diferentes certames em que a autarquia participa, quer no país quer no estrangeiro.

Após a edição transacta, em que celebrou o seu 20º aniversário, a Bolsa de Turismo de Lisboa voltou a afirmar-se como a maior feira de turismo nacional com inúmeros eventos dedicados à promoção turística e contando com a presença de diversos destinos internacionais.