quant
Fique ligado

Ano 2010

Tempo do percurso Braga-Porto diminui entre 1 a 6 minutos

Avatar

Publicado

em

 

“Comboios XXI” continua a reivindicar viagens mais rápidas

Quem viajar entre o Porto e Braga vai sentir a redução do tempo dos percursos entre um e seis minutos. Associação de utentes “Comboios XXI” considera ganhos no tempo insuficientes.

 Com a nova variante ferroviária na Trofa, as viagens de comboio entre a estação de Braga e de S. Bento, no Porto, estão mais rápidas entre um a seis minutos. Este é um dos principais resultados desta nova variante, que entrou em funcionamento esta semana, graças à duplicação da linha e do encurtamento do troço que atravessa o concelho.

No entanto, a associação de utentes “Comboios XXI” considera insuficientes os ganhos nos tempos de trajecto, concluindo que os mais significativos verificam-se nas ligações S. Bento-Braga, com partida às 8.25 horas, 16.25 horas, 17.25 horas e 19.25 horas. Nestes horários, as viagens serão percorridos em menos seis minutos do que acontecia na antiga linha ferroviária.

Ainda de acordo com a informação da CP (Comboios de Portugal), os trajectos com início em Braga às 7.10 horas, 8.10 horas e 18.20 horas vão terminar em S. Bento cinco minutos mais cedo. A viagem mais rápida entre os dois distritos continua a ser a das 17.14 horas, que se cumpre em 46 minutos.

O sentido com mais ganhos no tempo de viagem é o de Braga-S. Bento, em que a maior parte é de quatro minutos. Já no sentido contrário, a maioria das ligações registam ganhos de dois minutos.

Para a comissão da “Comboios XXI” a reivindicação de 40 minutos de viagem continua a ser imperativo, assim como a existência de três viagens rápidas na ordem dos 50 minutos, em cada sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde. A associação dá o exemplo das viagens pretendidas, de manhã entre Braga e o Porto às 7.05 horas, 7.44 horas (que já existe) e 8.05 horas, e à tarde entre o Porto e Braga às 17.25 horas, 18.25 horas (que já existe) e às 19.25 horas.

No blogue da associação pode ler-se que “a variante da Trofa, que não só duplica a via como encurta o trajecto, só permite diminuir o tempo de trajecto entre Braga e Porto entre dois e seis minutos, entre três e dez minutos entre Viana e Porto – mas apenas nos comboios inter-regionais, mantendo-se a pouca vergonha nos transbordos em Nine, onde até há três percursos cujo tempo de viagem aumenta – e absolutamente nada na linha de Guimarães”.

A associação lamenta ainda o facto de os novos horários que entraram em vigor não terem sido divulgados “com antecedência”. “Nem a CP teve a amabilidade de os facultar previamente à nossa Associação: certamente estão conscientes da péssima qualidade do trabalho feito com a REFER”, afirmam os responsáveis pela associação de utentes.

Publicidade

Paralelamente à entrada em funcionamento da nova estação da Trofa, o apeadeiro de Nossa Senhora das Dores foi desactivado, passando a ser assegurado pela nova estação e pelo apeadeiro da Portela. Curiosamente, a desactivação do apeadeiro ocorreu num dos dias em que se realizam as festas em honra da santa que lhe dá nome.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...