quant
Fique ligado

Ano 2012

T-shirts do Dia do Não Fumador premiadas

Avatar

Publicado

em

Alunos do 2º e 3º ciclo das escolas do concelho da Trofa participaram no concurso do Plano Municipal Prevenção Primária das Toxicodependências, em que o objetivo era decorar uma t-shirt branca, para comemorar o Dia do Não Fumador.

Cria a tua t-shirt foi o desafio lançado pelo Plano Municipal Prevenção Primária das Toxicodependências (PMPPT), a cargo da Cruz Vermelha da Trofa. Uma atividade com o objetivo de comemorar o Dia do Não Fumador, 31 de maio, ao mesmo tempo que “sensibilizava os alunos para esta temática, tendo em conta que cada vez mais jovens começam desde cedo a consumir”. Trinta e cinco turmas do 2º e 3º ciclo das escolas do concelho da Trofa apresentaram, na quinta-feira, dia 31 de maio, a sua criação.

Publicidade

No 2º ciclo, a t-shirt vencedora pertencia à turma 6ºH da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, seguida das turmas 5ºB e 6º D da EB 2/3 Alvarelhos, 2ª e 3ª classificadas respetivamente. Já no 3º ciclo, a t-shirt vencedora foi da turma 9ºC da EB 2/3 S. Romão do Coronado, seguida da turma de CEF de Hotelaria e Restauração da EB 2/3 de S. Romão do Coronado e do CEF CAD da EB 2/3 de Alvarelhos, 2º e 3º lugares respetivamente.

As turmas que ocuparam os três primeiros lugares receberam, consoante a classificação, vales individuais para uma consulta de nutricionista (3º lugar), uma consulta de medicina dentária (2º lugar) e vales para usufruír no Aquaplace, para o primeiro prémio. Além disso, as EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques e S. Romão do Coronado vão receber, por serem as escolas das t-shirts vencedoras, uma mega aula oferecida pelo Aquaplace.

Esta já é a 4ª edição do concurso alusivo ao Dia do Não fumador, que tem como objetivo que os jovens, na criação da sua t-shirt, debatam “entre turmas a questão do tabaco”. O concurso foi lançado aos agrupamentos de escolas, sendo depois reencaminhado o convite às turmas, que “não têm obrigatoriedade em participar”. Cada turma fica encarregue por uma t-shirt branca, que tem que ser decorada com o tema alusivo ao dia do Não Fumador. Contrariamente às três primeiras edições, este ano o convite também foi lançado ao 2º e 3º Ciclo das EB 2/3 de Alvarelhos que participou com 18 turmas e a Prof. Napoleão Sousa Marques com duas turmas.

Para Cristina Costa, técnica educadora social do projeto Prevenção e do projeto PMPPT, os alunos estão “cada vez mais empenhados” nestas atividades e também “mais sensíveis a este tipo de temáticas”, uma vez que tem havido uma “intervenção mais direta com as turmas”, quanto à sensibilização. Com este concurso, pretende abranger-se “o maior número de alunos possível”, de forma a sensibilizá-los para os malefícios do tabaco, para que fiquem mais conscientes desta problemática, visto que muitos jovens começam muito cedo a fumar.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...