À 27.ª jornada, a série A do Campeonato de Portugal está ao rubro e promete muitas emoções até à última jornada, em meados de maio. A luta pelo acesso à fase de subida de divisão está cada vez mais confinada a cinco equipas, sendo que o Vizela, apesar de liderar com algum conforto, tem pela frente uma fase final de competição teoricamente difícil, já que vai defrontar, em jornadas consecutivas, as quatro equipas que atualmente o seguem imediatamente na tabela classificativa.

Em jogo estão 21 pontos, divididos por sete jogos. Com 61 pontos, mais quatro que o vice-líder Trofense, a formação vizelense ainda terá pela frente, além deste adversário, o Felgueiras (5.º classificado), o S. Martinho (3.º) e o Fafe (4.º).

Já o Trofense, que recentemente claudicou com os empates diante do Fafe e Mirandês e a derrota diante do S. Martinho, regressou aos triunfos há duas jornadas, soma 57 pontos, e continua a ser seguido de perto pela equipa campense, que se segue na tabela classificativa, com 55 pontos.

Até ao fim, o Trofense tem pela frente 18 pontos em disputa, já que o próximo jogo, diante do Gil Vicente, não conta para a classificação. E dos outros seis jogos, quatro são diante de equipas que estão na segunda metade da tabela: Merelinense (10.º), Limianos (13.º), Caçadores das Taipas (15.º) e AD Oliveirense (14.º). Montalegre (8.º) e Vizela são os outros adversários que faltam defrontar.

O S. Martinho tem cinco jogos com equipas na segunda metade da tabela – Limianos, Vilaverdense (16.º), AD Oliveirense, Caçadores das Taipas e Merelinense – e também tem menos três pontos em disputa que Fafe, Felgueiras e Vizela, já que, assim como o Trofense, vai defrontar o Gil Vicente.

Por sua vez, o Fafe, que tem 54 pontos, tem quatro jogos com equipas nos primeiros nove lugares – Chaves Satélite (7.º), Pedras Salgadas (9.º), Mirandela (6.º) e Vizela (1.º) -, defrontando também o Limianos, o Caçadores das Taipas e o Merelinense.

O Felgueiras, com 53 pontos, alimenta o sonho de subir de divisão, garantindo pelo menos o 2.º lugar, mas para isso tem que falhar pouco e esperar que os adversários tropecem nos sete jogos que faltam. Merelinense, Pedras Salgadas, Mirandela, Vizela, Montalegre (8.º), Maria da Fonte (11.º) e Torcatense (12.º) são os adversários que se seguem até ao fim do campeonato.

Próximos jogos dos 5 primeiros classificados

1.º CLASSIFICADO – VIZELA (61 PONTOS)
Montalegre
Mirandês
Torcatense
Felgueiras
Trofense
S. Martinho
Fafe

2.º CLASSIFICADO – TROFENSE (57 PONTOS)
Gil Vicente
Merelinense
Limianos
Caçadores das Taipas
Vizela
Montalegre
AD Oliveirense

3.º CLASSIFICADO – S. MARTINHO (55 PONTOS)
Limianos
Vilaverdense
AD Oliveirense
GIl Vicente
Caçadores das Taipas
Vizela
Merelinense

4.º CLASSIFICADO – FAFE (54 PONTOS)
Chaves Satélite
Limianos
Caçadores das Taipas
Pedras Salgadas
Merelinense
Mirandela
Vizela

5.º CLASSIFICADO – FELGUEIRAS (53 PONTOS)

Merelinense
Pedras Salgadas
Mirandela
Vizela
Montalegre
Maria da Fonte
Torcatense