Select Page

Semana da Vida marcada por tertúlia sobre “nascer e morrer acompanhado”

Semana da Vida marcada por tertúlia sobre “nascer e morrer acompanhado”

A Paróquia de Santiago de Bougado assinalou a Semana da Vida com uma palestra, a 20 de maio, dedicada ao tema “Dom da vida: nascer e morrer acompanhado”. O tema parece ser do interessa dos paroquianos, já que o Salão Paroquial encheu. “Mais de 120 pessoas” marcaram presença no evento, assinalou o Pároco Bruno Ferreira.
O momento foi dedicado à reflexão de temas como “eutanásia, cuidados paliativos, luto e vida nascente”, explicou o sacerdote
A iniciativa, organizada pela pastoral familiar e pela futura pastoral da saúde, contou com a presença do psicólogo clínico Eduardo Carqueja e da enfermeira Isabel Oliveira.
Quando questionados sobre os ditos ‘pressentimentos’ de que algo vai acontecer os especialistas tomaram posições claras. “Pelo discurso das pessoas elas têm mesmo a certeza de que algo vai acontecer”, referiu a enfermeira Isabel. Já para Eduardo Carqueja, o importante não é perceber “porque é que isso acontece” mas antes ver “o lado vantajoso para o doente, que passa a poder despedir-se atempadamente”. “Também acontece o contrário, quando o familiar está sempre presente e sai e o doente morre”, referiu o psicólogo, que considera que “é importante despertar a atenção para estes temas, que nos dizem respeito a todos e não é por não falarmos que as coisas não acontecem”, concluiu.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização