quant
Fique ligado

Edição 408

Sardoeira com mais 500 árvores

Publicado

em

Depois de terem sido plantadas “cerca de 500” árvores nativas na zona de Paradela, S. Martinho de Bougado, no dia 16 de dezembro, dezenas de voluntários juntaram-se, uma vez mais, para mais uma florestação, desta vez, na zona da Sardoeira, na freguesia de Covelas.

Na manhã de sábado, dia 26 de janeiro, os voluntários plantaram “mais de 500 exemplares”, contando com o apoio de técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

Esta ação surge do Projeto “100 mil árvores”, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana, à qual a autarquia trofense se associou, de forma a “tornar o concelho mais verde e sustentável em prol das gerações futuras”.

 Já em fevereiro, nos dias 2 e 23, as zona a replantarem será a zona da Sardoeira e o Monte de Paradela, que vão receber 500 exemplares. As ações de reflorestação decorrem sempre entre as 9.30 e as 13 horas. Dentro do plano está ainda programada uma monitorização na zona da Sardoeira, no 23 de março, à mesma hora.

Desde a adesão da Câmara Municipal da Trofa a este projeto que o concelho já ganhou “mais de 5000 mil árvores nativas” na zona da Sardoeira, de Almoínhas e do Monte de Paradela.  

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 408

Trofa inaugura exposição coletiva de Arquivos Municipais a 5 de fevereiro na Casa da Cultura

Publicado

em

Por

A Casa da Cultura da Trofa recebe, no mês de fevereiro, a exposição “ A unidade da multiplicidade: os arquivos como construtores da identidade”.

Trata-se de uma exposição itinerante organizada pela Área Metropolitana do Porto, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos em 2012.

Com inauguração marcada para amanhã,  dia 5 de fevereiro, pelas 10h30, esta exposição convida todos os presentes a fazer uma viagem ao passado e descobrir a imagem e a identidade de cada lugar.

Esta exposição agrega diferentes documentos dos arquivos dos diversos municípios da Área Metropolitana, entre os quais os Forais Manuelinos.

No caso específico do Municipio da Trofa, este está representado nesta mostra pelo primeiro documento administrativo, a ata da primeira Reunião da Comissão Instaladora do Município da Trofa.

Esta exposição estará patente na sala de exposições da Casa da Cultura até 28 de fevereiro, de segunda a sábado das 10h00 às 18h00.

Publicidade

Além do Concelho da Trofa, os restantes Municípios presentes nesta mostra são Arouca, Espinho, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Continuar a ler...

Edição 408

Poesia e imagens inspiradoras para celebrar o amor

Publicado

em

Por

 

A Casa da Cultura da Trofa volta a receber uma iniciativa para os enamorados. A autarquia não vai deixar passar despercebida esta data, criando um serão agradável, onde o amor é requisito obrigatório. Imagens cinematográficas inspiradoras, porções de poesia com sons melodiosos de fundo são os ingredientes de “Amor aos Bocados”, uma iniciativa marcada para o dia 15 de fevereiro às 21 horas.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);