quant
Fique ligado

Ano 2007

Santo Tirso recebe os melhores artistas no XIV Festival Internacional de Guitarra

Avatar

Publicado

em

A XIV edição do Festival Internacional de Guitarra foi hoje apresentada publicamente. Stanley Jordan marca o arranque deste certame que é já um ícone da história cultural de Santo Tirso. Martin Taylor, Rilegato Ensemble, Le Je-Ne-Scay-Quoy, Uwe Kropinski e Victor Villadangos (com o Quarteto Solistas ARTAVE) são alguns dos artistas que preenchem o programa de mais uma edição do Festival. O grande destaque vai para a participação do japonês Kazuhito Yamashita, considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

 A apresentação do festival decorreu hoje, dia 30 de Abril, no Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e presidente da iniciativa, Castro Fernandes. O autarca referiu a importância nacional de um evento deste género, salientando que "em 2001 o Festival Internacional de Guitarra foi considerado o melhor evento de cultura do país". Apesar das dificuldades económicas e da falta de apoios que se fazem sentir, o Festival continua a ter lugar de destaque na agenda cultural da autarquia cujo objectivo é a contínua aposta na excelência dos artistas. Também Alexandre Reis, presidente da Artave, comentou que a "música pode ser feita de muitas maneiras e muitos estilos, mas o que interessa é promover e divulgar os melhores". Para além da apresentação do programa integral do Festival de Guitarra, foram ainda apresentados todos os artistas participantes, bem como um breve currículo de cada um. 

Na XIV edição do Festival Internacional de Guitarra, a ênfase é dada à música de câmara com guitarra. Le Je-Ne-Scay-Quoy, Rilegato Ensemble, Victor Villadangos – acompanhado pelo Quarteto Solistas ARTAVE – e Kazuhito Yamashita mostram várias possibilidades camerísticas de guitarra. Durante mais de um mês, Santo Tirso é palco das mais variadas expressões artísticas e musicais. Com início marcado para o dia 26 de Maio, esta edição do Festival que encerra a 30 de Junho, conta com 7 concertos e 3 cursos de música.

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, tem sido realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE. São 14 anos dedicados a um encontro de cultura e arte que reúne alguns dos melhores artistas internacionais.

A história do festival, o programa para esta XIV edição, o currículo dos artistas e alguns excertos das suas músicas, podem ser consultados no site www.festivaldeguitarra.org

Programa – Concertos 

26 de Maio/Sábado – 21h45

Stanley Jordan (USA) – Jazz

Auditório Padre António Vieira – Caldas da Saúde 

O2 de Junho/Sábado – 21h30

Publicidade

Martin Taylor (Inglaterra) – Jazz

Auditório Padre António Vieira – Caldas da Saúde 

08 de Junho/Sexta-feira – 21h30

Rilegato Ensemble (Alemanha) – Música Antiga

Auditório Biblioteca Municipal – Santo Tirso 

09 de Junho/Sábado – 21h30

Le Je-ne-scay-quoy (Portugal) – Música Barroca

Mosteiro S. Bento – Santo Tirso 

16 de Junho/Sábado – 21h30

Uwe Kropinski (Alemanha) – Jazz

Publicidade

Auditório da Biblioteca Municipal – Santo Tirso 

22 de Junho/Sexta-feira – 21h30

Victor Villadangos/Quarteto Solistas ARTAVE (Argentina/Portugal) – Clássica

Centro Cultural – Vila das Aves 

30 de Junho/Sábado – 21h30

Kazuhito Yamashita Quartet (Japão) – Clássica

Auditório Eng. Eurico de Melo – Santo Tirso 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...