quant
Fique ligado

Ano 2011

santo tirso recebe 200 equipas de robótica

Avatar

Publicado

em

O Club de Robótica – Robotop, da Escola Secundária de TOMAZ PELAYO – SANTO TIRSO, vai realizar nos dias 6, 7 e 8 do mês de Maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, o 5º Campeonato Nacional de Robots – robotop2011.

 O evento – que conta com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Santo Tirso – contará com a presença e participação de aproximadamente 200 equipas constituídas em escolas dos vários ciclos de ensino, dos cursos Regular, Educação e Formação e Profissional, do ensino Público e Privado.

 O campeonato nacional surge na continuação de uma competição organizada a nível regional, em Maio de 2007, no espaço da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, e que teve na sua origem a promoção das actividades do Clube de robótica. Dinamizado pelo Eng.º João Carlos Craveiro, este clube está aberto aos alunos de todas as áreas de formação e níveis de ensino. Representa, para todos, uma oportunidade de, em horário extra-curricular, desenvolver projectos e aplicar conhecimentos multidisciplinares principalmente relacionados com a área das ciências e das tecnologias.

 

A implementação deste evento competitivo exige o cumprimento rigoroso de várias fases de preparação, todas elas executadas pelos alunos da escola, enquadrados dos respectivos professores. A construção dos robots efectua-se no clube de robótica onde são aplicados os conhecimentos em electrónica analógica e digital, adquiridos ao longo da formação.

Preparam-se as infra-estruturas da rede informática e da energia eléctrica, indispensáveis; a montagem das mesmas, no pavilhão onde decorre a competição, é efectuada pelos alunos da área, dos cursos profissionais e dos cursos nocturnos EFA. A aplicação informática que gere os registos dos tempos e as classificações em cada competição / manga é desenvolvida, ao longo do ano por um aluno e constitui a Prova de Aptidão Profissional que culmina a formação profissional de nível 3, equiparada ao 12º Ano. As equipas de arbitragem e de acolhimento são formadas por alunos e coordenadas pelos professores.

 

No âmbito desta competição, as equipas participantes poderão efectuar provas em três categorias: Seguimento de linha (S.P.) onde prevalece a velocidade e o tempo para conclusão do percurso, Busca e Salvamento (B.S.) em que à velocidade está aliada à capacidade do robot de detectar “vítimas” e superar obstáculos e Dança, prova que alia as capacidades técnicas do robot à sensibilidade estética e rítmica da equipa.

Publicidade

 

As actividades previstas decorrerão segundo o programa apresentado, encontram-se, no entanto, informações mais detalhadas na página de endereço electrónico: http: // www.robotp.tomazpelayo.com

Sexta-feira – dia 6

14H00 -16H00 – Recepção das Escolas/equipas

17H00 – Abertura Oficial do Campeonato Nacional e Robots – robotop2011

20H00 – 24H00 – Treinos.

 

Sábado – dia 7

Publicidade

08H30 – 09H30 – Treinos

09H30 – 13H00 – Competições – Seguimento de Pista (SP), Busca e Salvamento (BS) e Dança -1ª Manga

14H00 – 15H30 – Treinos

15H30 – 19H00 – Competições SP e BS e Dança – 2ª Manga

20H30 – 24H00 – Treinos

 

Domingo – dia 8

08H00 – 09H00 – Treinos

09H00 – 12h00 – Competições BS, SP e Dança – 3ª Manga

12H30 – Entrega de prémios.

Publicidade

13H00 – Encerramento do Campeonato Nacional de Robots – robotop2011.

13H30 – Almoço / Convívio.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...