quant
Fique ligado

Edição 636

S. Pantaleão e as suas festividades em 1924

Publicado

em

Na última crónica antes de entrar de férias, estando em pleno mês de agosto e, como até ao momento, se a memória não me falha, poucas foram as linhas que escrevi sobre a freguesia do Muro ao longo deste primeiro ano de publicações, a crónica desta semana será dedicada a esta freguesia do concelho da Trofa.
Na antiquíssima freguesia do Muro, celebrava-se S. Pantaleão e S. Cristóvão e na presente crónica será abordada a festividade em honra de S. Pantaleão no ano de 1924. Informa-se o estimado leitor que a primitiva capela em honra de S. Pantaleão foi supostamente construída no século XVII, surgindo a sua existência nas memórias paroquiais de 1758 com referências a uma grande festa que se realizaria em 10 de agosto.
As festas em 1924 celebraram-se a 9 e 10 de agosto, sendo as notícias parcas em apontamentos. Seria uma festa popular, organizada por gente humilde com orgulho na sua terra e nas suas origens.
Uma enorme salva de morteiros na inauguração das festividades que iria despertar os romeiros, perante a afirmação escrita no jornal é possível imaginar que vários seriam aqueles que viriam de fora para participar naquelas festividades. A Banda de Música de Ramalde iria tocar a tarde toda, durante a noite haveria o habitual fogo de artificio, o adro seria iluminado e haveria várias cantigas populares, certamente ao estilo de cantares ao desafio. No final daquela noite a soma impressionante de 150 foguetes iriam iluminar o céu e seria algo fantástico.
No dia seguinte, 10 de agosto, uma missa solene com sermão e a respetiva procissão, os momentos religiosos das festividades e por fim a Banda de Ramalde ia continuar a atuar para acompanhar a procissão.
Apenas dois dias de festas no Muro, mas era o realizar de um ato da identidade da freguesia do Muro que continua até ao presente.
A presente crónica é mais uma das outras dezenas de crónicas escritas ao longo deste primeiro ano de publicação esperando que sejam sempre do seu agrado quinzena após quinzena, agradecendo todo o apoio demonstrado que são incentivos a continuar com a missão de ajudar a contar a história das freguesias, da gente e da cultura do concelho da Trofa.

Facebook: josepedroreishistoriador

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 636

Trofa Land Spirit começa a 15 de setembro

Publicado

em

Por

O Souto de Bairros, na Trofa, vai ser palco do Trofa Land Spirit, de 15 a 17 de setembro. A concentração de jipes de marca Land Rover está a ser organizada pela associação TTrofa, em parceria com a autarquia.
O evento começa às 15 horas do dia 15 de setembro e, segundo informou Hugo Sousa, da associação TTrofa, vai contar com várias atividades no local, como “acampamento, exposição de viaturas, stands de exposição, tasquinhas, atividades radicais, pista de obstáculos, passeio por road book, animação musical e missa campal para bênção dos jipes”.
O primeiro dia vai ser “mais dedicado à receção de todos os inscritos” e ao convívio, sendo que vai haver animação musical e os bares do concelho vão estar presentes. No dia 16, da parte da manhã, vai-se realizar um passeio por road book, que vai percorrer vários locais do concelho. Já da parte da tarde, vai decorrer a prova de obstáculos, junto à Azenha de Bairros. A missa campal e um passeio pelos pontos turísticos da Trofa são a proposta para a última manhã do evento.
A organização espera receber “cerca de 250 jipes”, sendo que toda a população pode participar, “contudo, as provas e passeios apenas poderão ser realizados por jipes Land Rover”. As inscrições podem ser realizadas até ao dia do evento e custam 12,50 euros para sócios e 15 euros para não sócios. Para mais informações ou para efetuar a inscrição devem ser contactados os números de telemóvel 913 014 201, 916 985 014 ou 914 569 154 ou o email lrtrofa@gmail.com.

Continuar a ler...

Edição 636

Artur Karlov vai representar a Trofa no Campeonato Europeu de Kickboxing

Publicado

em

Por

Artur Pasichnyk Karlov é o atleta que vai representar Portugal e a Trofa no Campeonato Europeu de Kickboxing, que se vai realizar na Macedónia, de 2 a 10 de setembro. Para que o atleta possa viajar são precisos “dois mil euros”, mas, até ao momento, a delegação da Trofa da Cruz Vermelha apenas conseguiu reunir metade do valor, por isso apela à boa vontade de todos.

 

Reportagem completa para ler na edição 636 do jornal O Notícias da Trofa

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também