quant
Fique ligado

Ano 2007

Rotary organiza rastreio em Guidões

Avatar

Publicado

em

rastreio-guidoes.jpg

Depois de S. Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, S. Romão e S. Mamede do Coronado e Alvarelhos, foi a vez de Guidões receber a campanha de prevenção do cancro de estômago, promovida pelo Rotary Clube da Trofa, em parceria com o Centro de Saúde da Trofa.

  O Rotary Clube da Trofa, em parceria com o Centro de Saúde da Trofa, realizou uma campanha de prevenção do cancro do estômago, na freguesia de Guidões, no passado sábado.

Pelas 8 horas da manhã, eram já muitos os que se encontravam à porta da sede da Junta de Freguesia de Guidões, rastreio-guidoes.jpgpara fazer o rastreio a uma das doenças que mais continua a matar em Portugal, o cancro do estômago.

Este projecto do Rotary Clube da Trofa, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde, dos Centros Hospitalares da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e ainda do Hospital Conde São Bento, já existe há três anos e nasceu da iniciativa do professor Lomba Viana, investigador da área, que solicitou a ajuda dos Clubes Rotários da região.

O objectivo do projecto era "a elaboração de uma base de dados que permita a caracterização desta população, em relação ao cancro do estômago, que é passível de ser detectado precocemente", explicou o presidente do Clube Rotary da Trofa, professor Tato Diogo.

No concelho da Trofa, esta iniciativa já passou pelas freguesias de S. Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, S. Romão e S. Mamede do Coronado e Alvarelhos.

Para continuar a promover iniciativas do género, o Rotary Clube da Trofa conta, desde há três anos, com o voluntariado dos enfermeiros do Centro de Saúde da Trofa, que acompanham estas campanhas. "As pessoas têm colaborado, e temos de prevenir, porque se a doença for detectada no início, será com maior facilidade tratada", explicou Maria do Céu Silva,enfermeira Chefe do Centro de Saúde da Trofa, que se mostrou agradada com este tipo de iniciativas.

Ao NT, Tato Diogo, confessou o desejo de "conseguir cerca de 500 análises por ano", o que não será difícil dada a afluência registada na freguesia de Guidões, mais de 40 pessoas. José Rafael, Secretário do Rotary Clube da Trofa, acrescentou ainda que esta é "uma iniciativa que tem como objectivo ser levada a todas as freguesias do concelho".

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...