quant
Fique ligado

Ano 2011

Rotary da Trofa tem novo presidente

Avatar

Publicado

em

Na despedida, António Charro fez um balanço positivo do seu mandato apesar de lamentar a fraca participação no Rotary Internacional. Vítor Boucinha foi empossado novo presidente para o ano 2011/2012.

Num jantar no restaurante Julinha Gourmet, em Santiago do Bougado, o Rotary Club da Trofa realizou cerimonia de transmissão de tarefas, a mudança de presidentes entre o antigo, António Charro e o atual, Vitor Boucinha.

António Charro, presidente de 2010/2011, fez um “balanço bastante positivo” do seu mandato uma vez que “a execução de muitos projetos foi bem-sucedida e com relevância na comunidade e também ficaram concluídos alguns processos que já vinham de anos anteriores, de outras presidências ou de outros conselhos de diretores”. O arquiteto destacou “com grande alegria” a homenagem feita “ao Professor Alberto Carneiro, a criação da Interact, a constituição do clube como uma associação que foi muito importante” pelo facto de, a partir de agora, poder trabalhar com o Rotary Internacional e “aquela que me parece ser a cereja em cima do bolo, a criação da parceria com a associação humanitária dos bombeiros da Trofa para a constituição da nova Universidade Sénior do Rotary que em outubro começará a exercer funções.”

O antigo presidente lamentou, contudo, a “participação no Rotary Internacional que ficou àquem das expetativas”. No entanto, ressalva: “isso projetou uma maior concentração na nossa comunidade”. Questionado sobre se os destinos do clube estão bem entregues ao engenheiro Vítor Boucinha, António Charro respondeu: “Completamente, conseguirá fazer muito melhor do que aquilo que foi feito neste ano rotário.”

Vítor Boucinha, empossado no jantar, definiu o Rotary Club da Trofa como “um clube de mecenato que vai pedir ajuda para poder ajudar também” e salientou que é fundamental “interromper a degradação ambiental, reduzir a mortalidade infantil, e combater a fome”. O presidente para o ano de 2011/2012 sente que, a partir de agora, a responsabilidade é “muita porque nós temos as nossas profissões. Temos que executar o melhor que podemos na nossa profissão porque é o nosso sustento, é a nossa vida.”

Para o novo mandato, o engenheiro destaca o lançamento da Universidade Sénior “onde os seniores vão começar a ter ocupação com formações” terminando este assunto a dizer que “é fundamental um grupo de pessoas trabalhar em prol dessas situações”. Referiu um projeto mais recente, que vai ter lugar na ExpoTrofa onde vão ter “um stand com um cartaz chamado Trofa Saudável” e que terá o “apoio do Centro Hospitalar do Médio Ave”. Nos dias da expo, o stand terá diferentes avaliações e pesquisas para os visitantes: no dia 2, avaliação de tensão arterial, no dia 3 decorrerá uma pesquisa de glicemia capilar e colesterol, no dia 4 vão avaliar-se os índices de massa corporal, o dia 5 será ocupado com oftalmologia, dia 6 terá consultas de audiologia, dia 7 e dia 8 terão técnicos em medicina dentária e densidade óssea, respetivamente, dia 9 com avaliações na área da podologia, e, por último, dia 10 com o chamado “cantinho da grávida” onde o clube vai “dar kits para as senhoras que estejam grávidas”. Noutros projetos, Vítor Boucinha refere que “também há bolsas de estudo e apoio a famílias carenciadas” concluindo “o âmbito é bastante alargado no apoio à causa social.”

O vice-presidente da câmara Municipal da Trofa Magalhães Moreira reconheceu “o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos rotários da Trofa, nomeadamente por esta direção que agora cessa as suas funções”, destacando a criação da universidade sénior.

João Martins

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...