quant
Fique ligado

Edição 507

Romeiros percorrem caminhos de S. Gonçalo

Avatar

Publicado

em


A primeira festa do ano que junta “inúmeras famílias, amigos e conhecidos” que “todos os anos cultivam esta tradição” de rumarem até Covelas, para a festa do S. Gonçalo. Neste dia, há “troca de palavras amigáveis, veem-se romeiros a cavalo, de bicicleta e a pé”.
As secções de pedestrianismo do Clube de Campismo da Trofa, Restauradores da Granja (Fafe) e Associação dos Amigos do Rio Ovelha organizam uma vez mais a tradicional caminhada até S. Gonçalo. O ponto de encontro é junto à estação de comboios da Trofa, pelas 10 horas de domingo, 25 de janeiro, com o início da caminhada marcada para meia hora depois e “sem tolerância”.
O percurso é de “cerca de 12 quilómetros” e tem a duração de “cerca de quatro horas”. A organização quer “cumprir a tradição de petiscar no Monte de Paradela” e para isso pede aos participantes que levem “um farnel”. No local, há “as tradicionais tasquinhas para o ‘comes e bebes’, destacando-se as papas de sarrabulho e o caldo de nabos”.
A organização recomenda que os romeiros utilizem “calçado confortável, roupa prática e adequada para a época do ano, sem esquecer um bom agasalho”. “Não esquecer, ainda, a máquina fotográfica e a boa disposição. No final da atividade propomos um lanche partilhado (“Leva o teu come o de todos”), onde será oferecido o tradicional ‘Caldo de Nabos’”, avançou fonte da organização.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...