quant
Fique ligado

Ano 2009

Recriação histórica das Invasões Francesas na Trofa

Avatar

Publicado

em

invasoesfrancesas

invasoesfrancesasAs cerimónias de Evocação do Bicentenário das Invasões Francesas continuam na Trofa no fim-de-semana de 21 e 22 de Março. Depois da realização de várias tertúlias sobre o tema das Invasões Francesas, bem com da inauguração de duas exposições, a câmara Municipal da Trofa está a preparar um fim de semana diferente e onde a população poderá regressar ao passado e reviver este período das Invasões Francesas. 

Assim os dias 21 e 22 de Março ficarão marcados pela realização de uma recriação histórica da época das invasões. No dia 21 de Março decorre a partir das 18h00 uma Oficina de “Danças da Época”, com o monitor Matias, do Tradballs e grupo de música Laefty Lo. Para participar os interessados devem fazer a sua inscrição através do telefone 252 400 090 até ao próximo dia 16 de Março. 

Publicidade

Ainda no dia 21 de Março decorrerá um Desfile de Moda com trajes da Época, seguindo-se um Baile “danças da Época”, pelas 22h45. As actividades decorrem todas no Souto de Bairros. 

No dia 22 de Março, o dia começa com a cerimónia Militar de Homenagem aos Mortos em combate na Defesa as Barca da Trofa, junto ao memorial da Barca da Trofa, pelas 10h00, seguindo-se a realização do percurso pedestre desde a Barca da Trofa até ao Souto de Bairros com actividades de recriação histórica, pelas 10h30. 

No final do percurso pedestre haverá a Evocação do Combate da Barca da Trofa e a inauguração da Exposição “Soldados da Guerra Peninsular”, miniaturas da autoria do Engº José Santos, na Casa da Cultura, pelas 11h00. Esta exposição ficará patente até 28 de Março. 

Para a parte da tarde a autarquia trofense irá promover “As Invasões Francesas e as linhas de Torres: Defesa de um Património”, apresentado pelo Coronel José Custódio Madaleno Geraldo e ilustrada pela Fanfarra do Regimento de Artilharia Antiaéreo n.º 1. Esta apresentação decorrerá a partir das 15h00, no Souto de Bairros. 

O ponto alto deste dia será Encenação de vários episódios de história local associados às Invasões Francesas, no Souto de Bairros, pelas 15h30. Esta actividade de recriação histórica contará com a participação das sociedades e clubes recreativos e culturais do concelho, assim como escolas de música, coros vocais, bandas e ranchos folclóricos, além da participação das escolas do concelho, será também aberto à população em geral. 

O dia termina com um concerto musical pela Banda Militar do Porto, no Souto de Bairros, pelas 21h30. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...