quant
Fique ligado

Ano 2009

“Dragões” mandam frente a todos… excepto o Trofense

Avatar

Publicado

em

porto-trofense2

porto-trofense2

O FC Porto tem vantagem nos embates para o campeonato nacional de futebol com Sporting, Benfica e todas as restantes equipas, com excepção do estreante Trofense, que empatou a zero no Dragão na primeira volta da Liga 2008/2009.

A cumprir a 75ª presença na principal prova do calendário luso, tal como “águias” e “leões”, e em vésperas do 300º “duelo” entre “grandes”, a formação “azul e branca” é a única que não perde para ninguém e pode acabar a época com vantagem sobre todos.

O FC Porto conseguiu um domínio intenso no último quarto de século, espelhado na conquista de 16 dos derradeiros 24 campeonatos, e estendeu esses números aos confrontos com os outros “grandes”, os únicos face aos quais perdia no confronto directo.

Desde 1984/85, em 99 encontros para o campeonato nacional – o 100º será sábado, frente ao Sporting, no Dragão, para a 20ª ronda da Liga 2008/2009 -, os “azuis e brancos” somaram 49 vitórias, 31 empates e apenas 19 derrotas frente aos “grandes” da capital.

Neste período, o FC Porto é avassalador nos jogos em casa, com 17 triunfos contra apenas dois do Benfica e 14 vitórias face às duas do Sporting, “manda” em Alvalade (12 triunfos contra oito) e só perde por um na Luz (seis vitórias contra sete).

Com estes registos, os “dragões” já somam, no histórico, mais cinco triunfos do que as “águias” (57 contra 52) e três em relação aos “leões” (57 contra 54), perdendo apenas, e para ambos, no que respeita aos golos (221-224 perante o Benfica e 212-225 com o Sporting).

Se já “manda” frente aos eternos rivais, frente a todos os outros o domínio é “esmagador”, com bem mais de 50 por cento de triunfos nos restantes “duelos” com as equipas que compõem o “top 10” no que respeita a presenças no principal campeonato luso.

O Vitória de Setúbal é o conjunto ao qual o FC Porto mais vezes ganhou (80), seguindo-se de bem perto Belenenses, Vitória de Guimarães e Académica (78 triunfos face aos três), sendo que, deste trio, merecem destaque as 36 vitórias do conjunto do Restelo.

A formação portista partiu para este campeonato com vantagem sobre todos e, de momento, só não lidera face ao Trofense: desloca-se à Trofa na 29ª e penúltima jornada, a 17 de Maio, depois de ter consentido um “nulo” no Estádio do Dragão.

Lusa

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...