quant
Fique ligado

Ano 2010

“Bougado em festa” promete animar Souto de Bairros

Avatar

Publicado

em

antonio-azevedo

Humor, cerveja e melão são apenas algumas das palavras que identificam o “Bougado em Festa”, evento promovido pela Junta de Freguesia de Santiago no Souto de Bairros, este fim-de-semana.

“Dar mais e melhor vida” ao Souto de Bairros – “àquele belíssimo espaço que a cidade possui” – foi o principal motivo que levou o executivo da Junta de Freguesia de Santiago a promover o “Bougado em Festa”. A iniciativa, que começa sexta-feira e dura até domingo, junta a Festa da Cerveja e o Concurso do Melão, que até este ano eram promovidos em datas diferentes. Para além disso, as associações poderão, “durante mais tempo”, mostrar “o que melhor fazem e produzem”, referiu, em entrevista ao NT, o autarca bougadense, António Azevedo.

O presidente da Junta considera também que a festa vai garantir um “melhor aproveitamento de recursos quer pessoais quer materiais” e uma “maior diversidade e um maior número de visitantes”.

Todo o movimento associativo de Santiago de Bougado estará representado nesta iniciativa, assim como artesãos, que terão direito a stands, e todos os produtores de melão casca de carvalho. Quem quiser reconfortar o estômago, só tem que se dirigir a uma das duas tendas que estarão montadas no Souto de Bairros e que prometem ter as melhores iguarias da região. Os vinhos verdes também podem ser provados nos dois stands montados exclusivamente para o efeito.

O humor é um ingrediente indispensável no “Bougado em Festa” e, à semelhança do ano passado, Bairros vai acolher o entretainer Fernando Rocha, com as histórias da Rosa Peixeira, do Tone, do Tibúrcio e companhia.

A presença de Fernando Rocha nesta iniciativa é a prova que o “Bougado em Festa” é uma actividade “de todos para todos”, frisou António Azevedo. “Houve diversidade na escolha do programa a fim de que todos os dias seja visitado de acordo com as preferências de cada um e por um maior número de pessoas”, referiu.

Ao promover iniciativas como o “Bougado em Festa”, a Junta está a cumprir com a “obrigação de apoiar ou comparticipar actividades de interesse para a freguesia sejam elas de natureza social, cultural, desportiva ou outras”. “O nosso apoio ao movimento associativo, ao cultivo do melão casca de carvalho, à juventude da nossa terra e às empresas mostra o nosso dever e gratidão para com as pessoas que confiaram em nós”, atestou o autarca.

O certame é uma organização da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado com o apoio da Câmara Municipal da Trofa e colaboração dos Ranchos Danças e Cantares e Etnográfico de Santiago de Bougado. Para António Azevedo, levar tal dinâmica ao Souto de Bairros é mostrar que este “é um local aprazível e de rara beleza, situado na cidade da Trofa, propício a receber qualquer tipo de evento, quer seja municipal ou de freguesia”.

O presidente do executivo bougadense não deixou de convidar todos os trofenses a visitarem o Souto nos três dias de evento para “poderem apreciar o bom melão, comprar na feira à moda antiga, dançar com os ranchos e ouvir um bom fado, sentados nas tasquinhas a beber um bom vinho e a saborear um bom petisco”.

Publicidade

 

Fernando Rocha tem honras de inauguração

O humor é o primeiro a entrar na festa que vai animar o Souto de Bairros. Depois do sucesso na Festa da Cerveja do ano passado, a Junta de Freguesia de Santiago de Bougado decidiu apostar novamente na dupla Miguel 7 Estacas e Fernando Rocha para animar os visitantes na noite de sexta-feira.

Concorrentes bougadenses do Festival da Canção vão actuar

Uma das novidades do evento é a actuação dos oito concorrentes da eliminatória de Santiago de Bougado, no I Festival da Canção da Trofa. No grupo, que actuará no sábado pelas 21 horas, está a vencedora do concurso, Márcia Azevedo. A actuação dos jovens na festa “é uma forma de a freguesia lhes demonstrar o seu agradecimento pela sua magnífica representação em nome de Santiago de Bougado, no âmbito das Festas de Nossa Senhora das Dores”, afirmou António Azevedo. O autarca não deixou também de “agradecer” aos elementos do júri da freguesia e a “prestimosa colaboração” do Grupo Danças e Cantares de Santiago de Bougado.

Desporto também está no programa

O programa do “Bougado em Festa” também tem espaço para o desporto. No sábado, o campo de futebol de praia, junto à Azenha de Bairros, recebe um torneio quadrangular, em que participam as associações da freguesia: Atlético Clube Bougadense, Centro Recreativo de Bougado, Centro Associativo de Bairros e Associação Recreativa de S. Pedro da Maganha.

Festa termina com fado

O “Bougado em Festa” vai terminar com a música que mais identifica a nação lusa: o fado. Vários intérpretes darão a voz, acompanhados por José Paiva, à guitarra, e Raúl Rocha, à viola. Esta é a última actividade do certame.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...