quant
Fique ligado

Ano 2007

Poesia na Rua até 21 de Março

Avatar

Publicado

em

Poesia nas ruas do concelho de Santo Tirso

Até 21 de Março, Santo Tirso acolhe mais uma edição de "A poesia está na rua", este ano com o mote "A Fé na Poesia", onde os versos vão vaguear pelas ruas do Concelho. O programa, é rico em rima e em prosa. Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso pela quarta vez consecutiva, esta iniciativa conta este ano com uma particularidade – vários poetas, em retiro conventual, irão partilhar o seu testemunho publicamente.

Poesia nas ruas do concelho de Santo Tirso

 

 

Fernando Echevarria, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ivo Machado, Aurelino Costa, Ana Luísa Amaral e Maria João Reynaud são alguns dos poetas que aceitaram este desafio e, em prol da poesia, vão permanecer em regime de clausura nos vários mosteiros do Concelho de Santo Tirso durante uma semana (de 15 a 21 de Março). É deste património ímpar de que o concelho de Santo Tirso dispõe que a Câmara Municipal pretende dar testemunho. Homens e mulheres que "aprendem a viver com o essencial renunciando ao supérfluo".

Publicidade

Nesta maratona dedicada aos versos, vários são os momentos realmente marcantes. No dia 16, às 21h30, a Igreja de Fontiscos vai ser palco de inspiração e poesia com a "Via Sacra" que irá reunir poetas e trovadores para um momento único de introspecção e beleza.

A homenagem, pela vida e obra, vai ser este ano dedicada a José Tolentino de Mendonça, teólogo, poeta, dramaturgo, ensaísta e padre, que refere que a "A linguagem que melhor traduz a relação com a transcendência é muito próxima da poesia, uma linguagem simbólica, aberta, fulgurante. A oração é a possibilidade de estabelecer uma relação com o silêncio sagrado." É à luz desta afirmação, imbuída no silêncio conventual e dos mosteiros, que a Câmara Municipal de Santo Tirso apresenta este ano a "Fé na Poesia", como tema da "Poesia está na Rua". Esta sessão de Homenagem está marcada para o dia 17 de Março, pelas 21h30. No Salão Nobre da Câmara Municipal, a poeta e professora Maria João Reynaud irá apresentar a vida e obra de José Tolentino de Mendonça.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...