“Cerca de mil e cem crianças” participaram no concurso de t-shirts alusivas ao Dia Mundial Sem Fumo, promovido pela delegação da Trofa da Cruz Vermelha.

Um pulmão saudável que se enche de ar, ao lado de outro moribundo devido ao fumo do tabaco. O primeiro pintado de vermelho vivo, cheio de saúde, e o outro preto, a morrer, ocupavam a maior área da parte frontal de uma das t-shirts que estiveram a concurso na atividade promovida pela delegação da Trofa da Cruz Vermelha. A camisola pertence à turma do 3º ano da Escola Básica de Cedões, de Santiago de Bougado, um dos oito estabelecimentos que acederam ao desafio.

A iniciativa, que visava assinalar o Dia Mundial Sem Fumo, contou com a participação de “cerca de mil e cem crianças”, revelou Daniela Esteves, presidente da delegação.

A outra das tshirts vencedoras pertence ao jardim de infância de Vila, de S. Mamede do Coronado.

“Com este concurso, pretendemos que as mensagens fortes que as crianças criaram através da escrita e da arte cheguem aos adultos que têm comportamentos aditivos”, explicou a responsável da instituição.

A camisola do jardim de infância foi escolhida, acrescentou Daniela Esteves, pelo conteúdo das mensagens “muito sinceras, típicas das crianças”. Já a t-shirt de Cedões foi premiada por ser “muito interativa”.