quant
Fique ligado

Ano 2010

Passeio Anual Sénior leva trofenses a Baião

Avatar

Publicado

em

 

Passeio Anual Sénior está marcado para esta quinta-feira, dia 9 de Setembro. Autarquia promete dia “divertido e animado”.

Já começou a contagem decrescente para a realização do Passeio Anual Sénior 2010, organizado pela Câmara Municipal da Trofa. Esta quinta feira, 9 de Setembro, os seniores trofenses rumam a Baião logo pela manhã, para um dia “divertido e animado”, garante a autarquia em nota de imprensa.

Publicidade

Este passeio vai permitir aos idosos trofenses conhecer o concelho com maior percentagem de área verde e florestal em todo o distrito do Porto (63,5 por cento do território). Em Baião existem recursos naturais de “rara beleza” como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil. Nas Serras da Aboboreira e do Castelo de Matos, é possível ver um conjunto megalítico, onde está instalado o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Nestes locais habitam ainda algumas espécies únicas na fauna da Península Ibérica.

Merece, também, destaque o Mosteiro de Santo André de Ancêde, com edificação anterior à fundação da nacionalidade portuguesa e cuja influência social e económica se fazia sentir numa extensão que ia do Porto à Régua durante o período medieval.

A literatura não foi esquecida e a Fundação Eça de Queirós, em Santa Cruz do Douro, tem como principal objectivo a divulgação e promoção da obra de Eça de Queirós, através de várias iniciativas como a dinamização da biblioteca, do arquivo e do museu sobre este autor português. Esta fundação promove igualmente visitas à Casa e Quinta de Tormes, bem como conferências e percursos a pé na região relacionados com o escritor, caso do “Caminho de Jacinto”, inspirado na obra “A Cidade e as Serras”.

Para além dos seus espaços verdes e património cultural, Baião é também conhecido pela sua gastronomia, destacando-se a qualidade das carnes, o fumeiro e o anho assado, assim como os seus vinhos.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...