quant
Fique ligado

Ano 2010

Passeio anual reuniu 1500 seniores em Baião (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

passeio-seniores-baiao-56

Cerca de 1500 seniores do concelho rumaram a Baião para o passeio anual promovido pela Câmara Municipal da Trofa. Joana Lima afirmou que a autarquia implementou alterações para poupar no orçamento e dar mais qualidade à iniciativa.

Os bonés verdes estavam um pouco por todo o lado… Bem se pode dizer que na quinta-feira, 9 de Outubro, os seniores trofenses invadiram o concelho de Baião para o passeio anual promovido pela Câmara Municipal da Trofa.

Depois de encontrada uma sombra e um local para sentar, nada melhor do que estar actualizado com O Notícias da Trofa. E se uns se concentravam na actualidade da semana, outros aproveitaram para pôr a conversa em dia. Foi o caso de Américo Moreira, de Alvarelhos, que neste tipo de passeios encontra “para mais de uma dúzia” de velhos amigos. Para este trofense “é sempre interessante ver uma terra diferente” e Baião oferece uma área verde de que poucas regiões de Portugal se podem gabar.

passeio-seniores-baiao-56

Ermelinda Santos e Martinho Azevedo são casados e elogiam “a boa organização” desta iniciativa, que já os levou a Aveiro e Barcelos. Baião era uma terra desconhecida para estes trofenses de S. Martinho de Bougado, que estavam desejosos de visitar a praia fluvial que serviria de pano de fundo para o piquenique que se seguia. Para Bento Ribeiro, de S. Romão do Coronado, estes passeios são bons para “o convívio” e para “relembrar os tempos em que tinha 20 anos”.

A presidente da Câmara Municipal da Trofa chegou cedo a Baião e teve oportunidade de falar com alguns seniores que a quiseram cumprimentar. Para Joana Lima este “foi um grande dia para a Trofa”. “É com grande alegria que estamos aqui num dia tão bonito e em que o sorriso dos idosos está plasmado no sol que nos acompanha”, frisou.

Este passeio, para Joana Lima, mostra que a autarquia está de mãos dadas com os seniores do concelho: “A Câmara está com muita vontade de estar sempre ao lado dos idosos”.

A edil referiu ainda que as alterações implementadas na organização da iniciativa foram bem aceites pelos seniores, destacando ainda a poupança que a autarquia conseguiu ao alterar a data do passeio para um dia da semana.

“Temos que fazer poupanças no nosso orçamento, mas conseguimos dar a mesma qualidade, ou até melhor, porque à semana não há tanta gente na rua. Acabámos por ter um município à nossa disposição”, frisou.

O edil de Baião, José Luís Carneiro, também não faltou à recepção dos trofenses e mostrou que os laços que o unem com a Trofa são fortes. “É muito importante que um jovem concelho, hoje presidido por uma autarca que nos orgulha, valorize os valores ambientais, da paisagem, históricos e culturais e também outro muito importante que está afastado do discurso político que é o valor da identidade e a importância de valorizar as suas raízes”, afirmou.

Publicidade

O presidente da Câmara de Baião revelou ainda a intenção de retribuir a visita ao abrigo de uma cooperação entre os dois concelhos.

Os presidentes de Junta de S. Martinho de Bougado, José Sá, de Guidões, Bernardino Maia, e de Covelas, Fernando Moreira, também quiseram acompanhar os seniores das suas freguesias neste passeio.

Bernardino Maia valorizou a importância de iniciativas como esta para as pessoas mais velhas: “Hoje cada vez é mais difícil passar o tempo. Esta é uma forma de convívio de seniores que muito têm a agradecer esta oportunidade que a Câmara lhes dá. Deveria ser uma prioridade, mesmo nas próprias Juntas, haver um dia para os idosos”, atestou.

Já Fernando Moreira apelou para a continuidade deste passeio, afirmando que “é um dia diferente para os seniores, que saem de casa e convivem com outras pessoas”.

Depois de ouvirem os discursos de boas vindas dos autarcas e participarem na missa celebrada pelo pároco de S. Martinho de Bougado, Luciano Lagoa, os seniores rumaram para a praia fluvial, onde fizeram um piquenique.

Os sacos da merenda eram muitos e de muitos feitios e quem chegou primeiro preocupou-se em arranjar uma cadeira para se sentar. Já os que não conseguiram, aproveitaram a sombra das árvores para reconfortar o estômago e continuar o convívio. Perto do rio, o palco montado fazia antever muita música e animação para o resto da tarde e nem a presidente da Câmara nem o vice-presidente, Magalhães Moreira, escaparam a um pezinho de dança.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...