quant
Fique ligado

Ano 2009

Os partidos políticos da I República em debate em Famalicão

Avatar

Publicado

em

museu_bernardino_machado02


 
O papel dos partidos políticos durante a I República é o tema da próxima conferência do ciclo “As Grandes Questões da I República”, que se realiza na próxima sexta-feira, 20 de Março, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.
Inserido no âmbito do programa das Comemorações do Centenário da I República, que a Câmara Municipal de Famalicão assinala em 2009 e 2010, o ciclo de conferências irá abordar as grandes problemáticas deste período na história nacional, contando com a presença de prestigiados conferencistas, estudiosos e investigadores dos diversos temas.
Ernesto Castro Leal, doutorado em História Contemporânea, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de História da mesma universidade é o orador convidado da próxima sessão. O conferencista irá abordar os condicionalismos políticos resultantes da Revolução de 1910, no que diz respeito aos partidos políticos, dando especial enfoque ao Partido Democrático, ao Partido Evolucionista e ao Partido Unionista.
Ernesto Castro Leal desenvolve trabalhos científicos, primordialmente centrados no Portugal contemporâneo, dentro das áreas da História das Ideias, da História Política, da História da História e da História Biográfica. Pertence à comissão executiva do Dicionário de História da I República e do Republicanismo, patrocinado pela Assembleia da República, a editar em 2010, no âmbito das Comemorações Oficiais do Centenário da República Portuguesa. Entre a sua bibliografia publicada, destaque-se para as obras “António Ferro. Espaço Político e Imaginário Social” (1918-1932), Lisboa, Edição Cosmos, 1994; “Nação e Nacionalismo. A Cruzada Nacional D. Nuno Álvares Pereira e as Origens do estado Novo” (1918-1938), Lisboa. Edições Cosmos, 1999 e “Partidos e Programas. O Campo Partidário Republicano Português” (1910-1926), Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, entre outros.
 
FICHA TÉCNICA:
Ciclo de Conferências
“As Grandes Questões da I República”
Local: Museu Bernardino Machado
Data: 20 de Março | Sexta-feira | 21h30
Tema: “Os Partidos Políticos”
Conferencista: Ernesto Castro Leal – Universidade de Lisboa
Entrada Livre
Entrega de Certificado de Participação
Mais informações em www.bernardinomachado.org

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...