quant
Fique ligado

Ano 2010

Obras de arte vivas em exposição

Avatar

Publicado

em


Exposição Portas do Minho encheu pavilhão do Lago Discount com mais de duas mil aves. Presidente do Clube Ornitológico da Trofa considerou que iniciativa “está a ultrapassar a esfera regional” e anunciou a organização do campeonato nacional em 2011.

O canário arlequim português foi uma das atracções da II Exposição Portas do Minho, promovida pelos Clubes Ornitológicos da Trofa e de Vila Nova de Famalicão. Esta raça, exclusivamente lusa, foi homologada a nível mundial no início do ano e resulta de um trabalho de mais de uma década de criadores como José Caldeira. Este ornitólogo, do clube famalicense, falava com vaidade deste pássaro “lindíssimo”, “um cantor excelente” e “uma companhia maravilhosa para quem precisar”. Com poupa ou sem ela, estas aves preencheram muitas gaiolas que se perderam de vista num dos pavilhões do Lago Discount, em Ribeirão, durante o fim-de-semana.

Este ano, os números excederam as expectativas, à semelhança do que aconteceu na primeira edição. Cerca de 2200 aves – das quais apenas 200 não foram classificadas – encheram o espaço de cor e som. Para Bernardino Leal, presidente do clube trofense, a exposição “está cada vez melhor”. Prova disso são os “elogios dos visitantes, que consideram que esta é a melhor da região”, referiu.

Cerca de 25 por cento das aves presentes na iniciativa pertenciam a criadores do Clube Ornitológico da Trofa, o que demonstra a união existente na associação, que conta actualmente com 276 sócios. “Tem entrado muita gente nova, que mostra vontade e é apaixonada por esta arte”, frisou.

O facto de a exposição se realizar fora do concelho da Trofa prende-se com “a falta de grandes espaços” e de “disponibilidade nesta altura”. “Aqui (no Lago Discount) sabemos que podemos começar a trabalhar desde o início do ano, porque o pavilhão está sempre vazio e na Trofa não temos essa possibilidade”, atestou Bernardino Leal. Para além disso, a exposição também é organizada pelo Clube Ornitológico de Famalicão e assim “fica a meio caminho”.

Este ano, a iniciativa contou com a presença de 161 expositores e a participação de 14 clubes, de Viana do Castelo, Barcelos, Paços de Ferreira, Porto, Matosinhos, Braga, Gondomar, Tondela, Antuã, Famalicão, Guimarães, entre outros.

Para o presidente do Clube Ornitológico da Trofa, a Exposição Portas do Minho “está já a ultrapassar a esfera regional” e assume-se cada mais vez como uma referência a nível nacional.

A preparação da iniciativa obrigou a “um grande esforço” da parte dos membros dos clubes, que têm “que passar para segundo plano a vida privada” a favor da paixão por “esta arte”.

 

Publicidade

Clube trofense organiza campeonato nacional em 2011

Com o sucesso das duas edições da Exposição Portas do Minho, o Clube Ornitológico da Trofa abraçou um novo desafio: organizar o campeonato nacional em 2011.

“Este vai exigir o triplo do trabalho. Em vez de serem duas mil aves, são seis mil, porque abrange o país todo”, explicou Bernardino Leal.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...