forave

“Serralheiro formado, Futuro assegurado”. Este é o lema dos formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Serralharia Mecânica que protagonizaram um dia diferente na Forave.

No recinto da Escola Profissional Forave os trabalhos executados pelos formandos do curso EFA de Serralharia Mecânica e os jogos tradicionais como as andas, o jogo do sapo e o jogo da malha, denunciavam que o dia 31 de Janeiro iria ser diferente.

Na Forave comemorou-se “O Dia da Serralharia Mecânica” cujo objectivo era “a partilha com a comunidade em geral das aprendizagens e competências desenvolvidas no âmbito do trabalho realizado durante o tema de vida ‘Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho’”, adiantou fonte da escola.

A manhã foi ocupada com as finais desportivas de futebol masculino e feminino e de voleibol, cujos troféus, integralmente feitos pelos formandos, foram entregues da parte da tarde numa cerimónia que contou com a presença da atleta Dulce Félix.

Neste dia diferente foi ainda apresentado o Manual de Boas Práticas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, no sector da Serralharia Mecânica. Para esta cerimónia foram convidadas empresas e outras entidades que colaboram com a Forave. “Com recurso ao programa de apresentação dinâmica da informação, os formandos executaram uma ilustração do mesmo, mostrando os seus conteúdos, estrutura e organização”, explicaram.

Os formandos “orgulhosos” terminaram o dia “com chave de ouro” com uma encenação dos exemplos de más práticas no que diz respeito à Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.

“O caminho rumo à aprendizagem continua com a certeza de que muitos outros desafios se seguirão e com a convicção, segundo o lema do curso de que ‘Serralheiro formado, Futuro assegurado’”.

 

“10 Semanas, 10 Competências” ensinam comunidade

Já o Centro de Novas Oportunidades da Forave continua a dar sequência à iniciativa “10 Semanas, 10 Competências”, que começou em Janeiro e que pretende dar a oportunidade à comunidade de adquirir novos conhecimentos.

O tema “Cinema e Música” foi dinamizado por Sidónio Leite e Diamantino Sá, enquanto as “Danças de Salão” estiveram a cargo de Regina Tolentino. Ricardo Romano ensinou mais sobre “Pesca à Pluma” e Jorge Moreira, Filipe Pereira e Armando Cunha deram dicas sobre “Fotografia”.

De acordo com fonte da Forave, “foi num ambiente informal e descontraído que os dinamizadores dos referidos workshops partilharam com os participantes a sua paixão, os seus conhecimentos, proporcionando a todos um enriquecimento cultural e um alargamento dos seus conhecimentos”.

Os workshops continuam e o próximo, subordinado ao tema “Pintura”, tem já data marcada para 17 de Fevereiro, às 19 horas, no edifício central do Parque Comercial Lago Discount, em Ribeirão.