quant
Fique ligado

Ano 2009

Novas tecnologias promovidas na Secundária da Trofa

Avatar

Publicado

em

workshop-tic-sec-trofa

 

No sentido de integrar as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, a Escola Secundária da Trofa promoveu um workshop sobre o tema das novas tecnologias que, na passada quinta-feira, juntou professores e alunos no anfiteatro da escola.

workshop-tic-sec-trofa

O workshop “As TIC” contou com a presença de docentes convidados da Universidade do Minho e da Universidade Portucalense, que vieram à Trofa transmitir novos conhecimentos do mundo informático. Maria João Ferreira, docente do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense, participou no workshop “As TIC” para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo instituição de ensino que representa e dar a conhecer aos alunos “oferta em termos de cursos e o que eles podem fazer enquanto profissionais” no futuro, segundo afirmou ao NT/Trofa Tv.

Já Filipe Meneses, do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, veio transmitir os seus conhecimentos sobre as modernidades tecnológicas. “O objectivo é apresentar algumas novas tecnologias, algumas relativamente recentes e outras menos recentes, que poderão, dentro de um ou dois anos, vir a ser bastante populares e que as pessoas poderão vir a encontrá-las no seu dia-a-dia”, explicou. Para o docente, “essa é a vantagem dos alunos, desde já, conhecerem e terem consciência de que essas tecnologias existem”.

É a pensar na crescente evolução no mundo das tecnologias e da sociedade de informação que a Escola Secundária da Trofa aposta na formação dos seus alunos e, em particular, daqueles que se viram o seu interesse para as ciências informáticas e multimédia. José Antunes, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária da Trofa salientou a aposta de acções como esta, sempre dirigidas a alunos e professores. “É com naturalidade que os nossos grupos disciplinares realizam estas acções em que convidam vários representantes de outras instituições para fazerem palestras, conferências, no sentido de dar algumas lições, quer aos professores em acções de formação, quer as nossos jovens”, adiantou. De acordo com o responsável, o tema das novas tecnologias “é um dos dos temas muito relevante e muito central nas diferentes apostas da escola e na sua oferta formativa”. “É muito importante que os nossos professores estejam tecnicamente preparados para interagir com os nossos jovens, para que estes saiam da escola ‘apreendidos’ em termos das novas tecnologias”, sublinhou.

Dar a conhecer a oferta formativa e abrir novos horizontes a nível profissional é outro dos objectivos realçados por quem lecciona a informática na Escola Secundária da Trofa. “A ideia é passar a mensagem aos alunos de que as TIC, que hoje estão tão vulgarizadas, possuem um grande leque de ofertas na área das ciências informáticas e multimédia”, afirmou Augusta Martins, coordenadora do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos da EST. De acordo com a docente “a informática é uma área que desperta grandes interesses por parte dos alunos e esta divulgação é sempre importante para eles depois poderem fazer as suas escolhas a nível do secundário e mesmo a nível do ensino superior”.

Foram cerca de 70 os alunos que assistiram atentos às novidades do mundo da tecnologia. No total são 113 os estudantes dos cursos ligados à informática na Escola Secundária da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...