quant
Fique ligado

Ano 2010

Navegando pela poesia

Avatar

Publicado

em

Casa da Cultura da Trofa apoiou tributo aos poetas. “Maré de sonhos” levou os trofenses numa viagem pelo mundo da poesia.

O auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado foi enchendo à medida que os ponteiros do relógio se aproximavam das 21.30 horas. O burburinho cessou quase instantaneamente quando António Sousa começou a declamar um texto da escritora Faiza Haiat sobre a poesia e a literatura como terapia – uma liricoterapia para todos, à semelhança da “aromoterapia” ou da “cromoterapia”. Foi com este alerta em forma de crónica que começou a viagem pela “Maré dos Sonhos”, um tributo aos poetas, com o apoio da Casa da Cultura da Trofa, esta sexta-feira.

Publicidade

Poemas lidos e cantados levavam o público a uma sensação de liberdade, com o pensamento a andar à deriva por entre as palavras. A viola de Carlos Carneiro e a voz de Ivo Machado davam um toque diferente aos textos de Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Luís de Camões, entre outros.

O tempo passava sem que os presentes dessem por isso e o silêncio continuava, apenas entrecortado pelos risos espontâneos, pelos suspiros e pelas palmas. Os poemas mais conhecidos eram declamados em surdina por aqueles que não resistiam a acompanhar António Sousa. Numa iniciativa que primou pela cumplicidade entre os protagonistas, que se conhecem “há muitos anos”, Ivo Machado aproveitou a empatia criada com o público e conseguiu que todos o acompanhassem em alguns dos poemas que cantou.

Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, sublinhou que esta actividade “memorável” dava aos trofenses “o privilégio de conhecer obras de ilustres escritores portugueses”. “Divulgar a literatura, já que se lê tão pouco, é e será sempre um dos principais objectivos da Câmara Municipal”, ressalvou. O responsável pela Cultura no concelho enalteceu o trabalho desenvolvido por Ivo Machado, “um amigo da Trofa”, e garantiu que esta actividade “não teve qualquer custo” para a autarquia.

“Maré de Sonhos” é um projecto musical idealizado por Ivo Machado e que conta com a participação de Carlos Carneiro e António Sousa. O objectivo é levar a poesia a todos, através de um disco com 12 canções e um livro com os poemas e as respectivas partituras. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...