quant
Fique ligado

Ano 2008

Natal solidário em Famalicão

Avatar

Publicado

em

natal solidario

 Nesta quadra natalícia, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com um conjunto de instituições do concelho, está a promover acções de solidariedade social, através da recolha de alimentos, brinquedos, roupas e outros bens necessários, que serão distribuídos pelas famílias carenciadas. “São diversas campanhas que têm como objectivo mobilizar os famalicenses em torno dos valores da solidariedade, da partilha e da fraternidade, de modo a tornar mais feliz o Natal de famílias que neste momento estão a passar dificuldades”, como explica o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa.
natal solidarioNeste âmbito, até ao final desta semana, mais de dois mil cabazes serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas do concelho. A iniciativa que tem como objectivo proporcionar um Natal mais feliz às famílias famalicenses com carências económicas, é promovida, no âmbito da Rede Social de Famalicão, e envolve as Juntas de Freguesia, as Conferências Vicentinas, os Agrupamentos de Escuteiros do concelho, entre outras instituições sociais.
Os cabazes de Natal são preenchidos com diversos géneros alimentícios e outros donativos oferecidos para o efeito por diversas entidades comerciais e industriais do concelho, num valor total de cerca de 37 mil euros.
De acordo com Armindo Costa, “foram muitas as instituições e estabelecimentos comerciais que responderam de forma generosa ao repto lançado pela autarquia, no sentido de fazer de Famalicão um concelho cada vez mais solidário”. Arroz, açúcar, massa, azeite, bacalhau, aletria e bolachas são apenas alguns dos donativos que preenchem os cabazes.
Entretanto, até ao final do mês de Dezembro, está a decorrer no hipermercado Jumbo de Famalicão a campanha “Neste Natal Ofereça Solidariedade”, numa parceria entre esta marca de hipermercados e o Banco Local de Voluntariado de Famalicão. A iniciativa tem como objectivo a recolha de bens alimentares, roupas e brinquedos que reverterão a favor de diversas instituições sociais do concelho, como o Centro Social Paroquial de Ribeirão, a Engenho Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, a Associação Bem-Me-Quer, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência e a ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social CRL, entre muitas outras.
“Traz um Brinquedo e Faz uma Criança Feliz” é o nome de uma outra campanha de solidariedade que envolve a Associação Milho d’Oiro, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão e a autarquia, e que está a decorrer junto de escolas e infantários. Os brinquedos oferecidos pelos mais novos são recolhidos, embalados e entregues a crianças carenciadas dos bairros sociais, indicados pelo Departamento de Acção Social do município.
Entretanto, em simultâneo com a Venda de Natal que está a decorrer na Galeria Municipal da Antiga Casa Malheiro, na rua Adriano Pinto Basto, realiza-se uma acção de recolha de brinquedos e roupas que serão distribuídas pelas famílias carenciadas do concelho, através das instituições de solidariedade social.
Para o presidente da Câmara Municipal “o sucesso destas iniciativas demonstra bem que os famalicenses estão cada vez mais empenhados numa cultura social de partilha e de solidariedade, proporcionando um Natal mais feliz e digno às pessoas que mais precisam”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...