quant
Fique ligado

Ano 2007

Música de Wanda Stuart encerra Famafest’ 2007

Avatar

Publicado

em

Os actores Cármen Dolores e Joaquim Rosa vão ser homenageados com a Pena de Camilo na cerimónia de encerramento do Famafest’2007, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, que irá decorrer amanhã, sábado, dia 24, pelas 21h30, na Casa das Artes da cidade.

 A cerimónia ficará ainda marcada pelo concerto de Wanda Stuart, que trará a Famalicão os grandes êxitos musicais da Broadway, num espectáculo repleto de cor, ritmo, fantasia e glamour. O concerto, assim como todas as iniciativas promovidas no âmbito do Famafest’2007 é de entrada gratuita.

Publicidade

Cármen Dolores – que celebrou em 2005, 60 anos de carreira – é uma das figuras do mundo do espectáculo que verá o seu nome inscrito no Passeio do Famafest, ao lado de nomes como Eunice Munoz, Camacho Costa, Agustina Bessa-Luís, Ruy de Carvalho, António Victorino de Almeida, Raul Solnado, entre outros.

A actriz e encenadora nasceu em Lisboa, em 1924. As suas interpretações granjearam-lhe o apreço unânime da crítica. Estreou-se no cinema com “Um Homem às Direitas” (1944), “A Vizinha do Lado” (1944), “Camões” de Leitão de Barros (1946). Subiu ao palco em 1945, integrada na Companhia “Os Comediantes de Lisboa”, no Teatro da Trindade, depois foi somando sucessos. Casou em 1947 e em 1951 passou para o palco do Teatro Nacional de D. Maria II, dirigido por Amélia Rey Colaço e marido com diversos sucessos de que se destaca Fei Luís de Sousa de Almeida Garrett. Em 1959 ganhou o Prémio de Melhor Actriz na peça “Seis Personagens à procura de um Autor”, de Pirandello. Carmen Dolores foi agraciada, em 2004, com a Ordem do Infante Dom Henrique no grau de Grande Oficial, atribuída pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

O actor Joaquim Rosa é outra das figuras do teatro nacional, que será galardoada com a Pena de Camilo, inscrevendo o seu nome para a eternidade, no Passeio do Famafest. Joaquim Rosa nasceu Évora a 6 de Junho de 1926, e tem-se destacado no mundo do teatro, principalmente de revista. No cinema já participou em filmes como “O Dinheiro dos Pobres” (1956); “Fado Corrido”, (1964); “Por um fio” (1968), “Manhã Submersa” (1980), entre muitos outros.

Refira-se que para além de Cármen Dolores e Joaquim Rosa, o Famafest’2007 homenageou já as actrizes Simone de Oliveira e Rita Ribeiro e ainda ao escritor Fernando Dacosta. Estava também prevista a homenagem a Eduardo Prado Coelho, no entanto, por motivos de saúde, o escritor não poderá estar presente, tendo-se decidido entregar o galardão em Vila Nova de Famalicão numa data a definir.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...