Boletim-Culturalfamalicao

 A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão acaba de dar à estampa mais um volume do Boletim Cultural do Município, desta vez, em versão dupla, reunindo as edições n.os 3 e 4.
Com uma tiragem de 250 exemplares, o Boletim Cultural é composto por mais de 600 páginas e um leque plural e diversificado de temas, resultantes da investigação de mais de duas dezenas de colaboradores. A publicação destaca-se pela evocação de algumas personalidades ilustres e de acontecimentos marcantes da História de Vila Nova de Famalicão, tais como, Alberto Sampaio, Júlio Brandão, Silva Mendes, Álvaro Marques e o Barão de Trovisqueira, e a Revolta Académica de 1907, onde Bernardino Machado teve um papel destacado. Entre estas evocações, assume particular significado a que é prestada ao poeta Armando Soares Coelho por vários dos seus amigos.
Outro assunto que se evidencia neste volume é a atenção dada à Livraria Municipal e aos Índices dos Temas e Autores da série anterior do Boletim Cultural. Faz-se um balanço dos títulos e dos artigos editados, reflectindo-se sobre a política editorial municipal.
Mantém-se também a tradição de divulgar documentos em depósito no Arquivo Histórico Municipal, e em outras unidades culturais. Desta vez destaca-se os códigos de posturas municipais do séc. XIX.
Como refere o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, em nota de saudação publicada neste número: “A persistência e a renovação são dos traços mais importantes e decisivos para a eficácia e o sucesso de uma política cultural”. Ora, o Boletim Cultural “nascido na década de oitenta, permanece como um dos veículos do vasto plural e dinâmico plano cultural do nosso município”.
O Boletim Cultural pode ser adquirido na Casa da Cultura, sita na Rua Direita, ou no Museu Bernardino Machado, localizado na Rua Adriano Pinto Basto, pelo preço de 15 euros.
No próximo ano, em 2010, o Boletim Cultural celebra trinta anos, sendo uma ocasião para se fazer um balanço do contributo que deu para o desenvolvimento e renovação da história local e regional.