A Trofa é um dos 11 concelhos que estão envolvidos na campanha “Procuram-se Abraços”, da instituição Mundos de Vida. O projeto, que visa angariar famílias de acolhimento para crianças institucionalizadas, foi apresentado, pelo terceiro ano, no concelho, numa sessão realizada na Loja Social, na tarde de quinta-feira, 15 de maio.

Ao público presente, ligado essencialmente ao movimento associativo trofense, Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida, explicou os requisitos para se ser uma família de acolhimento e mostrou alguns vídeos de testemunhos a revelar os benefícios de contribuir para a construção de um projeto de vida de uma criança.

Depois de alguns anos a divulgar a campanha, que em Portugal ainda dá os primeiros passos mas no estrangeiro é já prática habitual, a Mundos de Vida direcionou a ação para o processo de “mudança de mentalidades”. “Não é por falta de ‘matéria-prima’, porque o povo português é muito solidário, mas talvez por falta de conhecimento ou incentivo”, considerou Manuel Araújo, em declarações ao NT e à TrofaTv. O trabalho, entretanto feito pela Mundos de Vida, tem dado frutos e “a adesão” às iniciativas que “apelam para a importância de uma criança ter uma família”, como o Dia Nacional do Pijama, deixa “felizes” os responsáveis da instituição.

Quanto às famílias de acolhimento surgem depois de um período de reflexão. “As famílias pensam neste projeto um, dois ou três anos e só depois é que vêm falar connosco. Sabemos que o nosso trabalho é feito passo a passo, em que devagar se vai ao longe. O que interessa é que caminhemos no sentido de aumentarmos a nossa área de ação. Começamos do zero e, neste momento, trabalhamos em 11 concelhos”, explicou.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na sessão e salientou a importância de explicar à população, com “enormes doses de comunicação, consciencialização e sensibilização”, quais “os procedimentos necessários” para acolher uma criança. “Temos quatro famílias de acolhimento no concelho e é importante aumentá-las para podermos ajudar o maior número de crianças. Mais importante que as questões financeiras, é essencial o carinho, a amizade, uma palavra e um abraço para um crescimento saudável no seio de uma família”, atestou.

Paralelamente, a Mundos de Vida está a divulgar a “Maior Caminhada do Pijama do Mundo”, que se realiza a 1 de junho, às 10 horas, em dez cidades: Braga, Barcelos, Guimarães, Vizela, Famalicão, Esposende, Santo Tirso, Vila do Conde, Maia e Matosinhos. As inscrições podem ser feitas no site www.mundosdevida.pt e tem o custo de um euro.

A Trofa não aderiu uma vez que, segundo Manuel Araújo, “o município da Trofa comunicou que gostaria que as pessoas” que se inscrevessem no concelho “não tivessem que contribuir” com o valor de um euro. “Não era possível, uma vez que já tínhamos acordado com os outros concelhos nos moldes iniciais, porque se trata de uma organização conjunta”, explicou.