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Ano 2010

Metro para a Trofa de novo adiado?

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jose moreira da silva

 

Os trofenses, há quase dez anos, foram surripiados de um meio de transporte rápido e económico, com a justificação da construção de uma alternativa melhor, o metro de superfície. Toda a estrutura ferroviária que servia o comboio de via estreita, Trofa-Trindade, foi completamente desventrada para surgir no seu lugar um imenso matagal. Era o sinal de que a alternativa para o futuro estava muito enterrada na mente dos decisores e que dificilmente viria à luz do dia.

Assim aconteceu. O que deveria ser construído na primeira fase do Metro do Porto, foi adiado para a segunda fase. Ainda não se falava da ida do metro para Gaia, nem para Pedras Rubras e muito menos para Gondomar. O poder público da Trofa, e também os trofenses, nada fizeram e, como seria de esperar, foram ludibriados. Foi construída a linha para a Póvoa de Varzim e a linha verde do metro, aproveitando a estrutura ferroviária da via estreita Trofa-Trindade. O metro de superfície ficou pela Maia e a Trofa aqui tão perto!

Com o arranque da segunda fase, que previa a chegada do metro à Trofa, começaram as obras de novas linhas. O metro chegou a Gaia e a Pedras Rubras e mais uma vez a chegada à Trofa ficou adiada, com a promessa que seria construído na terceira fase. O poder público da Trofa, e também os trofenses, nada fizeram e, como seria de esperar, mais uma vez foram ludibriados. O metro de superfície a chegar ao Castêlo da Maia e a Trofa aqui tão perto!

Lá veio a terceira fase e as esperanças dos trofenses estavam todas direccionadas para a chegada, finalmente, do metro à Trofa. Os poderes públicos da Trofa até chegaram a mandar colocar cartazes a anunciar isso mesmo. Terminou mais essa fase, sem que o metro chegasse à Trofa. Já se passaram quase dez anos, com os prejuízos que daí advêm para os trofenses que se viram surripiados do seu meio de transporte antigo e habitual e ficaram sem alternativa eficaz. O poder público da Trofa, e também os trofenses, nada fizeram e, como seria de esperar, mais uma vez foram ludibriados. As obras para Gondomar arrancaram. O metro de superfície a chegar ao ISMAI e a Trofa aqui tão perto!

Com a posse de mais um Governo, e depois uma nova Câmara Municipal, lá veio, mais uma vez, a promessa, que a construção do prolongamento da linha verde, entre as estações do ISMAI e a Trofa, seria concluída até 2013. Para quem esperou tanto tempo, esta promessa até caiu mais ou menos bem. Esperar para ver, foi o lema.

Não foi preciso esperar muito tempo. Através do semanário “Grande Porto”, os trofenses foram “brindados” com a notícia de que o Governo de José Sócrates, através do Ministério das Obras Públicas, está a analisar todo o processo e deverá decidir pela suspensão da obra, sine die, não obstante o concurso ter sido lançado em finais do ano passado. O que está em causa é a construção de um traçado com menos de três quilómetros, a ligação do ISMAI à Trofa, prometida há muitos anos e que tem sido constantemente adiado.

Se assim acontecer, o que vai fazer o poder público da Trofa? E os trofenses? A farsa continua e já lá vão quase dez anos que a Trofa, e os trofenses, foram surripiados do seu transporte habitual e continuam a ser ludibriados. Até quando?

José Maria Moreira da Silva

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moreira.da.silva@sapo.pt

 

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