quant
Fique ligado

Ano 2010

Meninos Cantores levam música à Quinta de S. Romão

Avatar

Publicado

em

 

A Quinta de S. Romão recebeu o primeiro concerto dos MCMT, depois da criação do pólo 2 do coro em S. Romão do Coronado.

Ilda Pinto e Valéria Ferreira são primas e moram as duas em S. Romão do Coronado. Com a criação do novo pólo dos Meninos Cantores do Município da Trofa (MCMT), as meninas de oito e nove anos, respectivamente, têm a oportunidade de fazer o que mais gostam: cantar.

“É mais fácil ensaiar aqui. Se não fosse assim, se calhar não poderíamos ir”, explicou a Ilda, depois de participar no seu primeiro concerto dos MCMT, que teve lugar no domingo ao final da tarde, na Quinta de S. Romão.

Juliana Pereira tem 10 anos e faz parte do coro há cerca de um. Conheceu o projecto na escola e gostou porque adora cantar: “Gosto muito de cantar, sobretudo as músicas da Disney, que são as minhas preferidas”.

Sara Castro começou mais cedo. Tem oito anos e há quatro que canta no coro trofense, onde começou encorajada pela mãe e pela irmã, que já fazia parte dos MCMT. Agora tem a hipótese de aliar duas das coisas que mais gosta: cantar e tocar violino. Sara começou a aprender a tocar o instrumento aos cinco anos, mas antes disso já improvisava “com os talheres lá de casa”.

O pólo 2 dos MCMT conta já com 14 crianças a cantar, que são orientadas pela maestrina e fundadora do coro, Antónia Serra. “Era um sonho já muito antigo, mas não tinha disponibilidade”, explicou. Sobre o concerto, a responsável dos MCMT garantiu que “não era de esperar melhor, desafinaram um bocadinho, mas também é próprio, pois foram só dois meses de preparação”. Pertencer aos MCMT é também uma forma de as crianças “aprenderem a ter regras e a habituarem-se a ter respeito uns pelos outros”, salientou Antónia Serra.

A maestrina faz o possível para variar o reportório, permitindo às crianças e aos jovens um leque cultural mais alargado. O concerto de domingo incluiu músicas dos filmes da Disney, canções de Chico Buarque e outras que fazem parte da tradição popular portuguesa. “Faço um reportório variado para que eles também tenham pontos de referência. Se tentasse ir apenas ao encontro do que eles gostam, então cantavam apenas Hannah Montana e afins e isso eles têm todos os dias não precisam de aprender”, asseverou.

Quem não faltou ao concerto de apresentação dos Meninos Cantores foi Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, que ficou contente com a adesão das pessoas: “Já se vê a evolução, porque quando foi a apresentação (do pólo 2) não houve muito público e neste concerto esteve casa cheia”. O autarca acredita que o projecto “vai ser um sucesso”, uma vez que “os pais vão perceber a importância dos filhos frequentarem o coro, que é uma base importante para a sua formação”.

Publicidade

O vereador adiantou ainda ao NT que, “neste mandato não está prevista a criação de mais nenhum pólo dos MCMT”. O grupo já está a preparar o concerto para o dia 19 de Novembro, feriado municipal, embora tenham outras actividades até lá.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...