quant
Fique ligado

Ano 2009

Meninos Cantores assinalam 10º aniversário

Avatar

Publicado

em

meninos cantores

  Para comemorar o décimo aniversário da sua criação, o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, realiza ao longo de 2009 um conjunto de iniciativas, sob o mote “10 anos a cantar”.

 meninos cantoresEntre as várias actividades de comemoração dos 10 anos de existência, os Meninos Cantores do Município da Trofa vão gravar um CD, baseado na obra “Anjos de Pijama”, de Matilde Rosa Araújo, com música da autoria da jovem compositora, Andreia Pinto Correia. A gravação desta obra visa prestar uma homenagem nacional a Matilde Rosa Araújo, a primeira autora a ser cantada pelo Coro dos Meninos Cantores. O lançamento do CD “Anjos de Pijama” será a 8 de Dezembro, sendo apresentada a obra pela primeira vez em público.

Na agenda de concertos do Coro está marcada, para 24 de Janeiro, uma actuação em representação da Trofa na Feira Internacional de Turismo, na FIL, em Lisboa, pelas 16 horas.

Já a 9 de Maio, realiza-se o Encontro de Coros Infantis da Trofa, às 17 horas, na Casa da Cultura da Trofa, com a presença do Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, do Coro Infantil de Óbidos e do Coro Infantil do Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira.

A actuação na cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Nacional Literário da Trofa é outra das iniciativas habituais, este ano a realizar no dia 20 de Junho.

De 4 a 12 de Julho estará ao dispor a Exposição “10 Anos a Cantar”, que se irá realizar no decorrer da ExpoTrofa, com a presença dos MCMT numa das habituais tasquinhas na área da gastronomia com uma ementa própria para crianças e serviço de babysitter.

No dia 1 de Outubro, dia de aniversário do Coro, a Casa da Cultura acolhe a exposição “10 Anos a Cantar”, onde será apresentada a obra “Anjos de Pijama”, num tributo a Matilde Rosa Araújo, às 19 horas, que terá a estreia oficial a 19 de Novembro.

A 6 de Dezembro, os MCMT participam na missa cantada de Acção de Graças, na Igreja Nova da Trofa, pelas 12 horas.

Ao longo dos 10 anos de existência, os Meninos Cantores do Município da Trofa já actuaram em todas as freguesias do C«concelho da Trofa, na Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, no Centro Cultural de Paredes de Coura, no Teatro Campo Alegre e na Casa da Música do Porto, na Sé Catedral de Braga, na Igreja do Santíssimo Sacramento, na Sala das Bicas do Palácio de Belém, no Palácio de S. Bento e Assembleia da República, em Lisboa, no Convento de S. Paio, em Vila Nova de Cerveira, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães e em Forcarei, Espanha. Em 2001, o coro representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, num projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa. O Coro têm ainda contado com a colaboração do coro Vox Vocis da Trofa, do coro Vocal Ancâ-ble de Coimbra, da orquestra Salão Jardim do Coliseu do Porto e orquestra de Jovens Músicos da Trofa, dos maestros José Luís Borges Coelho, Kamen Goleminov, P. Pedro Miranda, José Carlos Miranda, João Tedim e dos pianistas Isabel Sá, José Miguel Oliveira, Rui Martins, Jairo Grossi e João Paulo Moreira.

Ainda para assinalar o 10º aniversário, os Meninos Cantores do Município da Trofa vão realizar um ensaio aberto, na última quinta-feira de cada mês, a partir de Janeiro deste ano. Todas as crianças do concelho podem integrar o Coro, bastando para tal ter mais de quatro anos, gosto por cantar e comparecer no local de ensaio na Rua Dr. Avelino Moreira Padrão, em Santiago de Bougado, às segundas e quintas-feiras das 18h45 às 19h45 e aos sábados das 10 às 12 horas.

No portal do Município da Trofa encontra-se integrado um espaço com informações sobre a agenda do coro, assim como o historial do grupo e uma galeria de fotos que ilustram os vários momentos do percurso dos Meninos Cantores do Município da Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...