Para comemorar o décimo aniversário da sua criação, o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa realiza, ao longo de 2009, um conjunto de iniciativas, sob o mote “10 Anos a Cantar”. De acordo com António Pontes, vereador da Cultura da autarquia trofense, as actividades comemorativas “vão ser um marco para assinalar os 10 anos para reconhecer e premiar o trabalho do Coro”, por sua vez, “o primeiro projecto cultural, que praticamente nasceu com a criação do concelho”.

 Entre as várias actividades comemorativas do 10º aniversário, os Meninos Cantores do Município da Trofa (MCMT) vão gravar um CD, baseado na obra “Anjos de Pijama” de Matilde Rosa Araújo, com música da autoria da jovem compositora Andreia Pinto Correia, a viver e a estudar em Boston, galardoada com o Prémio Fellowship da Boston Symphony em Janeiro de 2009. A gravação desta obra visa prestar uma homenagem nacional a Matilde Rosa Araújo, a primeira autora a ser cantada pelo Coro dos Meninos Cantores, que será lançado a 8 de Dezembro, sendo apresentada a obra pela primeira vez em público.

Da agenda de concertos de comemoração do 10º aniversário do Coro fez parte, em representação da Trofa, a actuação no passado dia 24 de Janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL.

Já a 9 de Maio, realiza-se o Encontro de Coros Infantis da Trofa, às 17 horas, na Casa da Cultura da Trofa, com a presença do Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, do Coro Infantil de Óbidos e do Coro Infantil do Gabinete Coordenador de Educação Artística da Madeira.

A actuação na cerimónia de entrega de prémios do Concurso Nacional Literário da Trofa é outra das iniciativas habituais, este ano a ter lugar no dia 20 de Junho.

De 4 a 12 de Julho estará ao dispor a Exposição “10 Anos a Cantar”, que se irá realizar no decorrer da ExpoTrofa, com a presença dos MCMT numa das habituais tasquinhas na área da gastronomia com uma ementa própria para crianças e serviço de babysitter.

No dia 1 de Outubro, dia de aniversário do Coro, a Casa da Cultura acolhe a exposição “10 Anos a Cantar”, onde será apresentada a obra “Anjos de Pijama”, num tributo a Matilde Rosa Araújo, às 19 horas, que terá estreia oficial a 19 de Novembro. A 6 de Dezembro, os Meninos Cantores participam na missa cantada de Acção de Graças, na Igreja Nova da Trofa.

Ao longo dos 10 anos de existência, os Meninos Cantores do Município da Trofa já actuaram nas freguesias do concelho da Trofa, na Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, no Centro Cultural de Paredes de Coura, no Teatro Campo Alegre, na Casa da Música do Porto, na Sé Catedral de Braga, na Igreja do Santíssimo Sacramento, na Sala das Bicas do Palácio de Belém, no Palácio de S. Bento e na Assembleia da República, em Lisboa, no Convento de S. Paio, em Vila Nova de Cerveira, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães e em Forcarei, Espanha. Em 2001, o Coro representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, num projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa. Os MCMT têm ainda contado com a colaboração do Coro Vox Vocis da Trofa, do Coro Vocal Ançã-ble de Coimbra, da Orquestra Salão Jardim do Coliseu do Porto e da Orquestra de Jovens Músicos da Trofa, dos maestros José Luís Borges Coelho, Kamen Goleminov, P. Pedro Miranda, José Carlos Miranda, João Tedim, Osvaldo Ferreira e dos pianistas Isabel Sá, José Miguel Oliveira, Rui Martins, Jairo Grossi e João Paulo Moreira.

 

Primeiro projecto cultural do município

 

Em declarações ao NT, António Pontes, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, salientou o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa como o “primeiro projecto cultural estruturado, criado no município da Trofa depois da criação do concelho”. “Tem sido um projecto que, ao longo destes 10 anos, tem dignificado muito a Trofa, promovendo a nossa terra por todo o país nas mais diversas e melhores salas de espectáculo, nos programas de televisão e outros que são organizados de altíssimo nível”, sublinhou António Pontes. De acordo com o vereador, o conjunto de actividades previstas “vão ser um marco para assinalar os 10 anos, que se esperam que sejam muito bem sucedidas, para reconhecer e premiar todo o trabalho do Coro dos Meninos Cantores”.

António Pontes aproveitou ainda para “agradecer aos Meninos pelo seu empenho, esforço e trabalho”, acrescentando que “é também fundamental agradecer aos pais, porque estes 10 anos foram realmente de uma dedicação extrema, e se não fossem eles não seria possível este projecto, e porque também é deles o sucesso do mesmo”.

“Depois também um beijinho muito especial para uma pessoa que deu tudo ao Coro, que é a Professora Antónia Maria Serra, e deixo essa referência e o reconhecimento da Câmara, porque sem ela teria sido muito difícil montar este projecto”, frisou.

Ainda para assinalar o 10º aniversário, os Meninos Cantores do Município da Trofa realizam, desde Janeiro, um ensaio aberto na última quinta-feira de cada mês. Todas as crianças do concelho podem integrar o Coro, bastando para tal ter mais de quatro anos, gosto por cantar e comparecer no local de ensaio na Rua Dr. Avelino Moreira Padrão, em Santiago de Bougado, às segundas e quintas-feiras das 18.45 às 19.45 horas e aos sábados das 10 às 12 horas.

No portal do Município da Trofa encontra-se integrado um espaço com informações sobre a agenda do Coro, assim como o historial do grupo e uma galeria de fotos que ilustram os vários momentos do percurso dos Meninos Cantores do Município da Trofa. Fundado a 1 de Outubro de 2001, o Coro é dirigido desde a sua criação, por Antónia Maria Serra e foi o pioneiro dos projectos da iniciativa do pelouro da Cultura do Município da Trofa, tendo já sido agraciado com o grau prata da Medalha de Mérito Cultural do concelho.