quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Memórias e Histórias da Trofa: Chegou a liberdade a S. Martinho de Bougado

“A primeira assembleia de freguesia em tempos de democracia ocorria a 5 de maio de 1974 e reunia no Parque Nossa Senhora das Dores pelas 10 horas”

Avatar

Publicado

em

O dia 25 de Abril de 1974 marcou a chegada da liberdade a Portugal, após décadas de silêncio provocado por uma ditadura que tinha sido implementada em 28 de maio de 1926.
Devemos analisar a primeira assembleia de freguesia de S. Martinho de Bougado para compreender os impactos das mudanças políticas que provocavam na sociedade local.

A primeira assembleia de freguesia em tempos de democracia ocorria a 5 de maio de 1974 e reunia no Parque Nossa Senhora das Dores pelas 10 horas, tendo comparecido naquele ato os eleitos anteriormente: Amândio Ferreira da Silva, Manuel da Silva Pontes, Jorge de Almeida Azevedo, respetivamente presidente, secretário e tesoureiro da junta de freguesia.

Publicidade

Aberta a reunião foi lida e aprovada por unanimidade a ata da reunião anterior, como também as contas do mês de abril, sendo de seguida deliberado por unanimidade vender terrenos no cemitério paroquial a vários(as) senhores(as) que viviam na freguesia.

Os impactos da guerra colonial faziam-se sentir com a deliberação por unanimidade que os militares mortos ao serviço da pátria fossem sepultados gratuitamente no cemitério paroquial numa fila especifica daquele espaço.

Os portugueses viviam intensamente a democracia e eis que passado praticamente 15 dias, nem uma palavra sobre a situação do país na ata da assembleia de freguesia, um pouco atípico com o que se estava a passar no país.

Nas reuniões seguintes a notícia apenas para a continua venda de terrenos no cemitério para vários trofenses, como também a aprovação de um orçamento suplementar na ordem dos trinta e sete mil escudos.

As reuniões continuaram a ocorrer e as palavras sobre a realidade da freguesia eram diminutas, parecia que a nossa comunidade vivia num pequeno cosmos isolado do restante mundo.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...