quant
Fique ligado

Edição 493

Membros da Assembleia Municipal reúnem-se em encontro de reflexão

Avatar

Publicado

em

No âmbito do primeiro ano de mandato da Assembleia Municipal, os membros reuniram-se na noite de 10 de outubro, no Polo II da Junta de Freguesia de Bougado, em Santiago.

“O que se espera de nós? O que é que fizemos? O que é que podemos vir a fazer?” As questões foram lançadas pela presidente Isabel Cruz aos membros que compõem a Assembleia Municipal (AM), durante o encontro de reflexão promovido após um ano de mandato. Este encontro tinha como “principal objetivo” pensarem no que “podem fazer” para além das “assembleias municipais e dos contributos dados rotinamente”.
Segundo Isabel Cruz, como “os eleitores esperam mais” dos membros, é preciso, “em conjunto, refletir e encontrar metodolo-gias de trabalho, para que possam estar mais próximos das pessoas e não defraudar as expectativas daqueles que votaram e que esperam” que os membros “os representem nas suas preocupações”. “Quero ouvir todos os líderes e membros, despidos das questões políticas e imbuídos no espirito de que podemos dar o máximo pelo concelho”, acrescentou. Durante o encontro, a presidente da Mesa da AM apresentou duas propostas. A primeira era que “o próximo encontro de reflexão seja aberto à comunidade”, com o intuito de “a chamar ao encontro” dos membros para enumerar “as suas preocupações”, para que estes possam ter “um papel mais interventivo”. Já a outra proposta era o desenvolvimento de uma “assembleia municipal jovem”, ou seja, “promover uma dinâmica com as es-colas, no sentido de trazer um dia os jovens a vivenciar o papel dos membros e da AM”. Isabel Cruz pretende que “não haja este distanciamento que existe entre a política, os membros e a comu-nidade” e, “desde muito cedo, educar para a cidadania e para o dever que todos têm de dar o con-tributo para melhorar o concelho”.
Para o líder do grupo do CDS, Hélder Reis, este encontro é “uma forma salutar de os grupos parlamentares se encontrarem num espaço mais reservado”, que permita a “troca de ideias, tendo sempre por visão os interesses da Trofa”. Hélder Reis tem “a agradável perceção que se inovou muito neste primeiro ano de mandato da AM”, com a descentralização das AM”, que “leva os políticos para junto dos cidadãos e das suas preocupações” e se “sintam sempre em casa quando interpelam não só o executivo camarário como a AM”.
Já Pedro Ortiga, líder da bancada do PS, esperava deste encontro “uma abertura ao diálogo e participação de todos, de forma desprovida das camisolas partidárias pelo bem da Trofa,” um momento de reflexão, um momento de apontar caminhos de melhoria e pontos de melhoria para o funcionamento da Assembleia”. O líder socialista considera que este primeiro ano de mandato foi “positivo”, no que toca à “defesa das convicções socialistas para a Trofa”, continuando “atentos à postura do executivo camarário e do funcionamento da AM”. “Temos opinião própria de pontos que poderiam ser melhorados, de muitas situações que a nosso ver facilmente poderiam ser colocadas em prática”, completou.
Também Alberto Fonseca, líder da bancada do PSD, esperava que no encontro se “discutisse a essência da AM” de uma “forma aberta, com todos sentados à mesma mesa”, para que se “consiga aperfeiçoar e melhorar o funcionamento da assembleia com novas sugestões”. Na sessão, o líder social-democrata apresentou uma proposta: que “todos os documentos da AM sejam entregues aos membros em formato digital”. “Já estivemos a fazer um estudo sobre isso e só no primeiro ano já se gastaram mais de 130 resmas de papel, 67 mil folhas de papel. O que é assustador não só pelo custo financeiro, mas sobretudo pelo custo ambien-tal”, avançou.
Quanto ao encontro de reflexão, Alberto Fonseca mencionou que “é a primeira vez que se faz” e é “muito importante”, elencando as “muitas novidades” que a presidente da AM vai introduzindo e que “muito contribuem para o aumento da democracia na discussão política do concelho e também com maior envolvência de todos os membros”. A CDU não esteve representada nesta reunião.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...