quant
Fique ligado

Ano 2010

Mega-aletria para Natal com alegria

Avatar

Publicado

em

 

O desafio é aliciante: colocar o nome da Milaneza no Livro do Guiness. A Cerealis, vai meter as mãos na massa e tentar produzir a maior aletria do mundo este sábado, no Porto.

A operação “Alegria com Aletria” está a concentrar todas as atenções da empresa, pois combina marketing, culinária e solidariedade social para transformar 45 quilos de massa Capellini seca (aletria) em 250 quilos de doce, correspondentes a quatro mil taças que serão servidas no Porto.

A ideia de estabelecer o recorde com a aletria, produto regional e sazonal, prendeu-se com o facto de a empresa querer uma acção de “responsabilidade social liderada pelo grupo de directores da Cerealis, que visa promover o espírito de solidariedade associado à época natalícia, convidando toda a população a participar na recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, explicou fonte da empresa.

Susana Lira, directora de Recursos Humanos da Cerealis explicou: “Esta iniciativa pretende consolidar o trabalho em grupo, propondo à equipa de direcção o desenvolvimento das suas competências relacionais e emocionais fora do contexto de negócio”.

Anualmente, cerca de 400 toneladas desta massa são produzidas na Cerealis, com um consumo estável e exportações limitadas a zonas de emigração portuguesa e à comunidade muçulmana em Moçambique, que também consome o doce no Ramadão.

A empresa espera, porém, que o consumo aumente um pouco, por conta desta iniciativa, que vai ter 25 restaurantes associados, que incluem a sobremesa no seu menu, até ao Dia dos Reis, a 6 Janeiro, para doar à Liga Portuguesa Contra o Cancro, a um euro por cada dose vendida.

Junto à estação da Trindade, no Porto, a cozinha para confeccionar a mega-aletria está montada numa tenda de 500 metros quadrados. Aí haverá dez pontos de fogão com capacidade para dez panelas, sendo que cada panela vai fazer 10 quilos de aletria. O chefe Manuel Almeida vai juntar à massa 150 litros de leite, 15 quilos de manteiga, 60 quilos de açúcar, 21 quilos de gemas líquidas, 20 quilos de limão, 10 quilos de sal e muita canela.

À medida que for ficando pronta, a Aletria vai sendo colocada numa travessa, de oito metros de comprimento e 2,5 metros de largura, concebida especialmente para este momento, onde depois é decorada com canelografia baseada num estudo desta arte realizado por Maria Proença.

Após a confirmação do recorde (no momento da pesagem estará a supervisionar um auditor da Deloitte e um representante do Guinness World of Records), todos os presentes vão poder experimentar a maior Aletria do mundo que será servida por figuras bem conhecidas da sociedade portuguesa.

Publicidade

A Cerealis traçou como objectivo angariar 25 mil euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e qualquer cidadão individual ou entidade pode participar através de donativo no dia do evento.

Paralelamente, haverá uma exposição sobre a história da aletria, com referência às origens árabes do nome (al itriyya) e ao seu primeiro registo em Portugal, no livro de cozinha da Infanta D. Maria.

 

Números: Maior aletria do Mundo

4000 taças de aletria serão distribuídas junto à estação da Trindade, no Porto

500 metros quadrados tem a tenda, onde está montada a cozinha

250 quilos de aletria é o que a Cerealis se propõe a confeccionar

150 litros de leite

60 quilos de açúcar

21 quilos de gemas líquidas

Publicidade

20 quilos de limão

15 quilos de manteiga

10 quilos de sal

8 metros tem a travessa onde estará a aletria

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...