A comissão de festas de S. João de Guidões, composta por oito mulheres, providenciou um cartaz recheado de animação. O nome de Zé Amaro salta à vista do público, uma vez que o cantor arrasta multidões por onde passa. O autor de “Malhão do beijo”, “Cowboy Apaixonado” e “Dá-me um beijinho” vai estar em Guidões no dia 23 e promete uma noite de muita animação.
Mas a festa também se faz das forças vivas guidoenses. As marchas populares, que atuam no dia 20 de junho, pelas 21.30 horas, tornaram-se já num símbolo cultural e todos os anos atraem milhares de pessoas até ao largo da Igreja para apreciar as danças e as roupas dos grupos que se organizaram e, apenas comprometidos com o orgulho à terra, tentam abrilhantar a festa. A noite termina com uma sessão de fogo de jardim.
A Comissão de Festas está convicta que, tanto Zé Amaro, como as marchas populares “vão chamar muita gente, tanto do concelho como de fora”.
Para angariar verbas que permitissem a realização da festa, a Comissão realizou um peditório que de Guidões extravasou para todo o concelho. Os guidoenses “fizeram um grande esforço para ajudar”, reconhece a Comissão, que faz um balanço positivo dos fundos angariados.
No dia 21, das 10 às 16 horas, decorre uma Feira da Saúde no salão paroquial, a que se segue a atuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos. Para as 18 horas está marcada a atuação dos Meninos Cantores do Município da Trofa.
A noite de 22 de junho será animada por um Festival de Êxitos Portugueses, com Rafaela Santos, Duo JJ, Karyna e Rogério Santos.
Para o último dia da festa, 24 de junho, estão marcados os momentos religiosos, com eucaristia, às 8 horas, missa solene com sermão em honra de S. João Baptista, às 11 horas, e majestosa procissão, às 17 horas.
A Igreja de Guidões também estará com “figurino” renovado para as festas, já que foi alvo de obras de restauração no altar-mor.