quant
Fique ligado

Edição 578

Manifestação à entrada da Assembleia Municipal em Guidões

Avatar

Publicado

em

Frases de protesto como “Queremos Guidões de volta!” e apelos estampados nas camisolas de cada guidoense, onde se lia “Guidões sempre”, marcaram a manifestação que antecedeu a Assembleia Municipal de 17 de junho, em Guidões.
Os guidoenses aproveitaram o encontro da Assembleia Municipal para, mais uma vez, se fazerem ouvir. Vozes descontentes com a agregação das freguesias de Alvarelhos e Guidões, uma luta que travam desde 2012, aquando da decisão, do então governo PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, de diminuir o número de freguesias, agregando-as.
Atanagildo Lobo, porta-voz da Comissão de Luta pela Criação da Freguesia de Guidões, disse ao jornal O Notícias da Trofa que se vai manter a luta até ser atingido o objetivo: “ser devolvida a freguesia que foi nossa durante séculos”. Com a Assembleia à porta, o momento foi oportuno para “mostrar aos elementos da Assembleia, a todos os partidos e à Câmara Municipal que este querer continua inquebrável”, para que, “se algum dia for necessário, estejam do lado certo”. Foram algumas dezenas de guidoenses que quiseram dar voz ao protesto pela independência da freguesia. E, quanto ao número, Atanagildo Lobo considera que “se não esteve mais gente foi porque têm outros afazeres mas, também, porque ainda há algum medo de se mostrarem”, apesar disso está seguro que “98 ou 99 por cento da freguesia está nesta batalha”. “Qual foi a vantagem que houve de terminarem com este freguesia?”, questionou o porta-voz do movimento. Pergunta de resposta fácil à qual o próprio fez questão de responder: “Não houve vantagem nenhuma. Guidões agregando-se com qualquer que fosse a freguesia ficaria sempre a perder, porque ficaria sempre na periferia e, portanto, os guidoenses sairiam sempre prejudicados”, apontou como uma das razões pelas quais lutam pela independência.
Um protesto à moda portuguesa com direito a churrasco, mas sem nunca esquecer o motivo que os unia: Guidões como freguesia independente.

Guidoenses fizeram-se ouvir na Assembleia

As vozes fizeram-se ouvir no exterior, mas no decorrer da Assembleia também não se pouparam. Antes das intervenções respetivas aos assuntos de interesse geral para o Município, foi dada a palavra ao presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, Adelino Maia, que afirmou publicamente ter “muito respeito pelas pessoas de Guidões”. Quanto à desagregação que tanto anseiam os habitantes desta freguesia, a posição de Lino Maia é firme: “Se eles conseguirem desagregar Guidões, parabéns! Se não conseguirem nós, o executivo da Junta, e o nosso trabalho vai ser exatamente o mesmo como quando começamos. Guidões não vai padecer nunca, farei o melhor que puder e souber pelo povo”, completou. Adelino Maia afirmou ainda que, enquanto estiver como autarca, “Guidões é tratado do mesmo modo que Alvarelhos”. Paulo Queirós, da CDU, considera que a lei que decretou a agregação das freguesias não respeitou “os cidadãos, os autarcas, as forças políticas, as coletividades, a história, a cultura e a identidade”, considerando que “qualquer reforma deste tipo terá que passar necessariamente, em primeiro lugar, pela vontade consciente das populações e dos seus representantes, em segundo lugar”. “Houve vantagem para os guidoenses? Melhorou a sua qualidade de vida?”, questionou. E respondeu: “Guidões, pela sua dimensão, ficará sempre na periferia de qualquer agregação de freguesias e os guidoenses ficarão sempre mais pobres e serão sempre mais sacrificados”. Para Paulo Queirós, “Guidões tem todas as condições para voltar a ser freguesia”. Já Nuno Moreira, do PS, afirmou que esta é uma luta “de uma freguesia inteira”. “Sabemos que é da vontade do atual Governo, liderado por António Costa, retificar os erros da reforma administrativa imposta na anterior legislatura por PSD/CDS, dando assim a possibilidade de desagregação de freguesias agregadas contra a vontade das suas populações. Mas isto para nós não chega. Nós queremos que se anule esta agregação já. Não desistiremos!”, afirmou. O socialista Marco Ferreira considerou a questão da agregação “um erro com marcas profundas na democracia portuguesa”. Sofia Matos, do Partido Social Democrata, alertou para o facto de, na altura da agregação, “o PSD aprovou uma proposta em que Guidões ficava sozinho e o PS não quis aprová-la”. Facto contestado por Atanagildo Lobo, no período de intervenção do público, que, em resposta a Sofia Matos, afirmou não ter sido “pela posição da Assembleia Municipal que o Muro ficou freguesia e Guidões não”. “O grande e único responsável pelas coisas serem assim, e não foi só Guidões foram muitas as freguesias, foi o Governo do PSD/CDS”, defendeu.
Reforçando o que havia dito em declarações ao NT, Atanagildo Lobo frisou ainda que há na freguesia um único partido: “Guidões”. “Guidões livre e independente, que é isso que nós pretendemos”, acrescentou. Outros guidoenses quiserem publicamente expressar o seu descontentamento. Entre eles, Rosário Carvalho que, além “da perda da identidade”, expôs algumas situações de ordem prática. “Sempre que algum organismo ou entidade é atribuído à União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, como por exemplo o espaço do cidadão ou posto dos CTT, onde fica sediado? Em Alvarelhos, é claro! E a resposta que nos é dada é : ‘Lá é a sede, aqui não há instalações’.E nunca vai haver se continuarmos agregados”, mencionou. E, relativamente ao funcionamento dos serviços administrativos, continuou: “Se a funcionária estiver de férias ou de atestado médico a delegação da Junta encerra. Nem o executivo se digna a deslocar-se a Guidões, pelo menos uma ou duas horas por semana, para atender os guidoenses”. “Quanto às reuniões ordinárias do Executivo, supostamente, conforme consta do calendário público, deviam ser alternadas entre Guidões e Alvarelhos. Quantas vezes se reuniu este Executivo em Guidões no corrente ano? É por isso que não desistimos! Queremos Guidões de volta, livre e independente, a gerir as suas contas e a pensar no bem estar da sua população”, acrescentou, questionando diretamente o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, quanto à sua posição. Também Irene Maia, considera que “Alvarelhos e Guidões são muito distintos”. E Sérgio Humberto respondeu: “Se isto depender de um despacho do presidente de Câmara, Guidões terá a sua Junta de Freguesia amanhã. É claro que nós estamos a favor”. Mas alertou para o facto de a situação depender “de uma lei que pode ser lançada por este Governo”. “Quando isso cá estiver, virá à Assembleia Municipal e não tenho dúvidas nenhumas que todas as bancadas votarão a favor, se assim o entenderem”, completou. O presidente da Câmara da Trofa reforçou o que já havia mencionado anteriormente, aquando da discussão do ponto, felicitando os guidoenses “pela forma como mostram a vontade da desagregação”, apelando ainda para que se olhe “apenas para os interesses das populações”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...