quant
Fique ligado

Edição 769

Mais uma força política. Iniciativa Liberal fundou núcleo

José Pedro Reis foi eleito o primeiro líder da estrutura concelhia da IL, sob o compromisso de “trabalho, trabalho e trabalho”.

Avatar

Publicado

em

Fez formação política na Juventude Social Democrata, chegou a assumir funções pelo PSD na Assembleia de Freguesia de S. Martinho de Bougado, mas acabou por se afastar do projeto político “laranja”. Hoje, José Pedro Reis é o coordenador da mais recente força política do concelho, a Iniciativa Liberal.

O plenário fundador da Iniciativa Liberal (IL) decorreu na tarde de 25 de junho, no salão nobre da Junta de Freguesia do Coronado, num gesto simbólico demonstrativo da intenção “descentralizadora” do novo núcleo, que até tem como coordenador um bougadense de S. Martinho. José Pedro Reis foi eleito o primeiro líder da estrutura concelhia da IL, sob o compromisso de “trabalho, trabalho e trabalho”. Escusando-se a grandes discursos, o ex-militante do PSD apresentou-se como porta-voz de um projeto que pretende “fazer a diferença”. “É notório que, no concelho da Trofa, a política vive um marasmo total. É premente tirá-la deste estado vegetativo, para o bem dos cidadãos e para tornar mais exigente a governação local”, referiu, em declarações ao NT.
A maioria dos elementos do núcleo está na faixa dos “vintes”, mas tal “não é sinal de irresponsabilidade, muito pelo contrário”.
“Cada vez mais a exigência sobre os jovens é maior, por isso se há geração que está preparada para desafios é esta”.
Ainda assim, o coordenador não refuta que se trata de uma “lista de dificuldade”, que, apesar de tudo, “está ciente daquilo que quer e vem fazer”.
Já com vários meses de trabalho, com eventos realizados por todo o concelho para “medir o pulso à população”, a Iniciativa Liberal elegeu como prioridade a resolução dos “problemas crónicos desta terra” que, segundo José Pedro Reis, são “a falta de acessibilidades e de transportes”.
“Melhorar a componente industrial do concelho”, reivindicar “mais cultura e habitação” e “lutar por menos impostos, mais simplificação e mais transparência autárquica” são outras das bases em que se sustenta o projeto da IL no concelho.
Durante o plenário, foram divulgados os desafios para o mandato, que incluem dar à IL “representação em todas as freguesias”, visitar “o máximo de instituições e associações” e “preparar as eleições autárquicas de 2025”.
Quanto ao facto de se ter afastado do PSD, José Pedro Reis justificou com a maior aproximação aos ideais da nova força política. “Os liberais não querem terminar com o Serviço Nacional de Saúde nem com a participação do Estado na economia, queremos apenas dar-lhe menos peso, porque não se justifica necessitarmos do Estado para tudo e mais alguma coisa. Importante é a valorização do individuo pelo seu trabalho, atitude e vontade de fazer algo por si e pela comunidade sem ser preciso estar dependente de nenhum partido político para conseguir o que quer que seja”, argumentou.
A acompanhá-lo no núcleo, José Pedro Reis tem como vice-coordenador Diamantino Costa, como secretário Rúben Reis e como tesoureiro Davide Fernandes.
A apadrinhar a criação do núcleo esteve o deputado da IL na Assembleia da República, Rui Rocha, que atestou que “o crescimento da IL se faz passo a passo, por um lado, com medidas e propostas consistentes, que vão ao encontro das necessidades das pessoas, e, por outro lado, através de uma presença organizada e estruturada a nível local, capazes de identificar essas necessidades e de comunicar às pessoas o trabalho feito pelo partido”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...