quant
Fique ligado

Edição 470

Mais de 200 crianças no TrofenseCup

Avatar

Publicado

em

“Mais de 200 crianças” fizeram parte do lote de “28 equipas” que participaram no torneio Trofense Cup 14, que decorreu entre os dias 18 e 19 de abril e foi animado pelo grupo de dança Star Kids.

A Escola de Futebol Hernâni Gonçalves foi a vencedora da Liga dos Campeões da Trofense Cup, dinamizada pelo departamento de formação do Clube Desportivo Trofense. Para o capitão Miguel, o segredo para vencer foi “a equipa”, que tinha “atitude, qualidade e o guarda-redes”, que defendeu o último penalti, o que lhes permitiu sagrarem-se vencedores. Para os atletas o torneio foi “fantástico” e “deu para evoluírem e para mostrarem a sua qualidade”. A equipa tinha ainda o melhor marcador do torneio, com “11 golos”. Segundo Tiago Nogueira o segredo para marcar tantos golos foi “jogar com a equipa”.

Na Trofense Cup participaram “28 equipas”, tendo juntado “mais de 200 crianças” durante dois dias. Este ano, a Trofense Cup estava dividida em duas competições: a Liga dos Campeões e a Liga Europa, que teve como vencedor o Dragon Force Ermesinde. Rúben, da equipa do Trofense A, foi considerado o melhor guarda-redes do torneio, enquanto Pedro Neto, da Associação Recreativa S. Martinho B, foi o melhor jogador.

Segundo o presidente, Paulo Melro, a ideia de estabelecer “um formato diferente” era de “tentar manter a competição até ao final do torneio, de forma a que as equipas que vão ficando para trás tivessem sempre um incentivo”. “Esta questão de não serem promovidos à Liga dos Campeões e terem a Liga Europa para disputar deu uma grande competitividade ao torneio e manteve as pessoas ligadas ao evento”, justificou, acrescentando que, para si, “o importante foi os sorrisos destas crianças que durante dois dias puderam, com a prática do futebol, juntar todo este ambiente e as famílias”.

Quanto à prestação das equipas do departamento de formação, o presidente declarou que foi “muito boa”, mas que “o importante mais do que os lugares em que ficam é a forma cordial com que todas as equipas disputaram cada jogo”.

Do lote das equipas participantes estavam mais duas do concelho da Trofa: o Grupo Cultural e Recreativo de Alvarelhos e a New Team. Para o responsável Bruno Silva, a participação do Grupo Cultural e Recreativo de Alvarelhos, que recebeu o Troféu Fair-Play, foi “positivo”, pois “os meninos divertiram-se, houve um espírito de grupo muito grande, os pais acompanharam e tiveram uma massa associativa porreira”. “Não viemos em busca de resultados, porque não praticamos futebol, mas futsal. Os miúdos estavam ansiosos. São este tipo de experiências que nos levam a participar nestas iniciativas, porque os miúdos adoram e é uma experiência única, muitos deles nem sequer tinham pisado a relva”, referiu.

Quanto ao novo formato do torneio, Bruno Silva evidenciou que “o próprio nome cativa os miúdos”, uma vez que “são duas competições muito fortes”, sendo “um belo truque para envolver os miúdos”.

Também para José Fontes, responsável da New Team, “o balanço foi positivo dentro do enquadramento em que se propuseram”, tendo chegado “aos quartos de final da Liga Europa”, onde perderam por “1-0 com o Dragon Force”, tendo-se classificado em “7º lugar”. “Achamos que conseguimos dentro dos objetivos e das capacidades que temos um bom desempenho, não só a nível de resultado, mas a nível de construção dos próprios atletas”, asseverou, classificando o torneio como “muito positivo e construtivo”, em que “os miúdos convivem uns com os outros, fazem amizades, crescem como crianças e futuros homens”.

A New Team é “uma equipa de recriação” que surgiu “há nove anos” a partir de “um grupo de amigos que saiu do infantário e queria jogar futebol”. Como “na altura não havia estas condições que existem, em particular no Trofense, algumas mães resolveram abrir uma escolinha com os miúdos, que foi crescendo e agora está muito organizada”. A escola, que conta com “cerca de 40 atletas divididos nos escalões sub 11, sub 13 e sub 15”, treina “normalmente” no Complexo da Louseira, em S. Martinho de Bougado.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...